Investigadores do HASLab recebem Special Mention Award na conferência MSR 2019

O artigo intitulado “GreenHub Farmer: Real-world data for Android Energy Mining”, da autoria de Marco Couto e Rui Pereira, investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e da Universidade do Minho, juntamente com Hugo Matalonga, da Universidade do Minho, Bruno Cabral e João Paulo Fernandes, da Universidade de Coimbra e do CISUC, Fernando Castor, da Universidade Federal de Pernambuco, Simão Melo de Sousa, da Universidade da Beira Interior e do LISP, foi distinguido com a Special Mention Award na Data Showcase Track da conferência MSR 2019 – 16th International Conference on Mining Software Repositories.

O artigo pretende entender de que forma é que a utilização do Android, aplicações, sistemas operativos, hardware e hábitos do utilizador influenciam a vida útil da bateria dos dispositivos. A metodologia desta investigação passa por agregar dados brutos e anónimos de dispositivos distribuídos por várias zonas geográficas do mundo, através de uma aplicação móvel, que permite criar e analisar um conjunto de dados em grande escala do dia-a-dia do utilizador e que representam as práticas de consumo que o mesmo tem.

De referir que este trabalho foi desenvolvido no âmbito da iniciativa GreenHub, parcialmente financiada pelo projeto Green Software Lab, que é apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A conferência MSR 2019 decorreu entre os dias 26 e 27 de maio em Montreal, Canadá e foi organizada em colaboração com a ICSE 2019 – 41st ACM/IEEE International Conference on Software Engineering.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo à Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade da Beira Interior.