fbpx

Alunos da EEUM apresentam 80 criações em desfile de moda

“UModa” decorreu no dia 7, no campus de Azurém, em Guimarães

Os alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentaram as suas coleções de final de curso num desfile agendado para a passada sexta-feira, no campus de Azurém, em Guimarães. Nesta quarta edição do evento “UModa”, os jovens criativos deram a conhecer as suas visões em seis coleções inéditas, que integraram mais de 80 looks com peças de vestuário, bijuteria, carteiras, chapéus e calçado.

O tema deste ano, “Acqua viva”, evoca como a água interage e gera vida, mas também alerta para o seu uso excessivo, que gera poluição, escassez e degelo. As coleções que subiram ao palco intitulam-se “Interitus”, sobre nascer, morrer e renascer; “Wken”, aludindo ao poder transformador da água; “Human route”, comparando a evolução humana ao trajeto de um rio; “Waters of destruction”, evocando a violência de cheias, tempestades e naufrágios; “Dystopic ocean”, tendo o mundo aquático como a saída para sobreviver; e “Life thread”, sobre o consumo exponencial e irresponsável do plástico.

A iniciativa resulta de uma sinergia entre os finalistas de Design e Marketing de Moda e os mestrandos de Design de Comunicação de Moda. “É o culminar de um projeto que procura agregar os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos, proporcionando um primeiro contacto com o mundo empresarial, ao mesmo tempo que permite aos alunos de Comunicação de Moda promoverem um evento desta natureza”, realça Joana Cunha, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho.

A “UModa” contou com o apoio de vários parceiros, como o Município de Guimarães e a marca de calçado Apolo. Estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade e pelo Instituto de Design.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *