Engenharia e Arte encontram-se em Azurém

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) apresentou a iniciativa cultural “Engenharia e Arte”, no passado dia 23 de novembro, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Azurém, em Guimarães. O evento inseriu-se no programa do Cinquentenário da UMinho, e contou com o apoio da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas, tendo sido já apresentado em julho deste ano no campus de Gualtar, em Braga.

A sessão teve início com uma breve apresentação desta iniciativa pelo Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes, seguido de um momento poético e musical protagonizado pelos professores Luís Soares Barbosa e Raúl Fangueiro e pelo alumnus Luís Veloso. Por fim, Leonor Lapa,  técnica superior do Departamento de Engenharia Mecânica, fez uma apresentação da exposição “IRREFLEXOS”, composta por uma seleção de fotografias que captou desde 2009 em eventos e espaços da UMinho.

Luís Soares Barbosa é professor no Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador no INESC TEC e na Universidade das Nações Unidas – Unidade de Governação Eletrónica. É autor de cinco livros de poesia, como “fico só e falo com as sombras” (2016, Prémio Literário Maria Ondina Braga). Raúl Fangueiro é vice-presidente da EEUM, presidente da Associação Fibrenamics, docente dos Departamentos de Engenharia Têxtil e Engenharia Mecânica e cofundou várias entidades, inclusive culturais, como a Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM) e a Tuna Universitária do Minho (TUM). Luís Veloso é formado em Engenharia Civil pela UMinho, cofundador da ARCUM e da TUM, músico do grupo Canto D’Aqui e tenor do Coro da Associação de Pais da Gulbenkian.

Para a presidência da EEUM, “este evento parte da manifestação artística de uma pessoa da nossa comunidade e que tem a Escola como objeto narrativo, num registo com elevado valor. Em simultâneo, a performance musical e poética de engenheiros desta academia contribui para uma simbiose perfeita entre a arte e a engenharia”.

A exposição fotográfica IRREFLEXOS esteve patente todo o mês de novembro no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Azurém, com entrada livre.