Engenharia e Arte encontraram-se nas Biblioteca da UMinho

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) apresentou a iniciativa cultural “Engenharia e Arte”, no passado dia 12 de julho, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga. O evento inseriu-se no programa do Cinquentenário da UMinho, e contou com o apoio da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas.

A sessão teve início com um momento poético e musical protagonizado pelos professores Luís Soares Barbosa e Raúl Fangueiro e pelo alumnus Luís Veloso. Seguiu-se uma visita guiada à exposição “IRREFLEXOS”, pela autora Leonor Lapa, técnica superior do Departamento de Engenharia Mecânica, que trouxe uma seleção de fotografias que captou desde 2009 em eventos e espaços da UMinho.

Luís Soares Barbosa é professor no Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador no INESC TEC e na Universidade das Nações Unidas – Unidade de Governação Eletrónica. É autor de cinco livros de poesia, como “fico só e falo com as sombras” (2016, Prémio Literário Maria Ondina Braga). Raúl Fangueiro é vice-presidente da EEUM, presidente da Associação Fibrenamics, docente dos Departamentos de Engenharia Têxtil e Engenharia Mecânica e cofundou várias entidades, inclusive culturais, como a Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM) e a Tuna Universitária do Minho (TUM). Luís Veloso é formado em Engenharia Civil pela UMinho, cofundador da ARCUM e da TUM, músico do grupo Canto D’Aqui e tenor do Coro da Associação de Pais da Gulbenkian.

Para a presidência da EEUM, “este evento parte da manifestação artística de uma pessoa da nossa comunidade e que tem a Escola como objeto narrativo, num registo com elevado valor. Em simultâneo, a performance musical e poética de engenheiros desta academia contribui para uma simbiose perfeita entre a arte e a engenharia”.

A exposição fotográfica IRREFLEXOS permanecerá patente até ao dia 8 de setembro no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, com entrada livre, voltando depois a estar exposta no mês de novembro, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral do campus de Azurém, onde decorrerá também nova iniciativa “Engenharia e Arte”.