Mais de 30 Alunos da EEUM recebem prémio de mérito desportivo

UMinho entregou Prémios de Mérito Desportivo no dia 6 de março. Conjugação da excelência desportiva com o sucesso académico vale prémio a 71 estudantes.

A Universidade do Minho (UMinho) premiou mais uma vez os estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2022/2023. Ao todo foram distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo (PMD), 71 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 13 modalidades.  O Andebol e o Voleibol foram as modalidades com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa à época 2022/2023 realizou-se no dia 6 de março, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

A sessão contou com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da Administradora dos Serviços de Ação Social, Alexandra Seixas, da Presidente da Associação Académica, Margarida Isaías, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Este foi, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, se sagraram Campeões Nacionais Universitários ou alcançaram medalhas a nível europeu ou mundial e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento escolar de acordo com as condições previstas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes de Ensino Superior.

Os 71 estudantes premiados receberam a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 43 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (32), a Escola de Medicina (10) e a Escola de Economia e Gestão (9).

As equipas de Andebol Masculino e Feminino e o Voleibol Feminino conquistaram o título de campeãs nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2023 que decorreram na cidade de Viana do Castelo, entre 17 e 28 de abril. Além disso, o Andebol Masculino foi também medalha de Bronze no Europeu Universitário. Estas foram as modalidades que viram mais atletas eleitos para receber o prémio, 22 e 13, respetivamente.

Dos 71 estudantes que vão ser distinguidos, 40 são do sexo feminino e 31 do sexo masculino.

A atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo é uma iniciativa que já vai na sua 14.º edição. Ao todo, já foram atribuídos 1 014 Prémios de Mérito Desportivo, num investimento global superior a 235 mil euros.

Sobre os Prémios de Mérito

Os prémios estão indexados ao valor da propina anual e são atribuídos apenas aos alunos que tenham aprovação em pelo menos 50% dos créditos das disciplinas em que estiveram matriculados e simultaneamente alcancem resultados desportivos de excelência em representação da Academia. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.

Alunos da EEUM premiados:

• Afonso Oliveira e Silva, aluno da Licenciatura em Engenharia Informática
  • Ana Sofia Machado da Cunha Oliveira, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
  • Bruno Sousa Fernandes, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
  • Diogo Jorge Ribeiro da Silva, aluno da Licenciatura em Engenharia de Polímeros
  • Eduardo Alexandre Ribeiro da Silva, aluno da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
  • Eduardo Manuel Cortes Pina Moreira da Costa, aluno da Licenciatura em Engenharia Civil
  • Eva da Ponte Monteiro, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil
  • Gonçalo Araújo Gomes, aluno da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
  • Isabel Francisca Matos Silva, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais
  • Joana Tojeira Domingues Graça, aluna do Mestrado em Engenharia de Sistemas
  • João Daniel Amorim Noivo, aluno do Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação