Iniciativas contaram com mais de 300 participantes e convidados da indústria, academia e do Governo.
As comemorações do 25º aniversário do Centro de Computação Gráfica (CCG) incluíram a discussão de vários tópicos tecnológicos do momento e a apresentação das próprias tecnologias desenvolvidas, por intermédio dos seus investigadores, incluindo a visão do futuro do CCG. A sessão solene, que fechou estas comemorações, contou com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
A sessão ficou ainda marcada pelo anúncio do investimento de 3,5 milhões de euros por parte do CCG ao longo dos próximos três anos. Manuel Heitor, afirmou que “um dos papéis das instituições de ensino superior é facilitar a criação de emprego e, para isso, precisam de atrair um conjunto de instituições como o CCG”, na cerimónia onde estiveram também presentes ainda Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães e figuras históricas do CCG. “A forma de criar mais e melhor emprego é através do conhecimento e o papel da UMinho tem sido bem claro na criação de emprego, usando instituições de interface como esta”, destaca o Ministro.
Situado no Campus da Universidade do Minho em Azurém, o CCG dedica-se à investigação e desenvolvimento nas áreas de computação gráfica, TIC e eletrónica. Ao longos dos seus 25 anos de existência, o centro já recebeu diversos prémios e galardões, dos quais se destacam o Prémio Descartes I.I. (Europa) e o Laval Virtual (França). Nos seus primeiros anos de atividade, o CCG foi responsável pela criação do site para a Expo 98, bem como para o Jornal de Noticias, o primeiro jornal em Portugal a ter um site!
Durante a cerimónia decorreu ainda a entrega dos “Prémios Inovação 2018”, bem como uma demonstração “musical à distância”. Nesta, os movimentos do maestro presentes na sala eram lidos por uma série de camaras, criando um avatar que conduziu um grupo de músicos que estava noutra sala do edifício.