4 alunos da EEUM concorrem ao Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2020

É já esta sexta-feira, dia 30 de abril, que decorrerá, da parte da manhã, a apresentação dos projetos a concurso, os quais se encontram divididos por 3 painéis de avaliação: Ciências e Saúde, Ciências e Engenharia e Ciências Sociais e Humanas. À tarde, pelas 16h30, será entregue o prémio, que inclui um certificado e um valor pecuniário, no Auditório Multimédia no Instituto de Educação da Universidade do Minho, numa cerimónia que contará com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor.

Cíntia Gomes Mendes, aluna do 1º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica, apresentará o projeto “Caracterização lipídica de novos produtos cárneos com gorduras saudáveis”, orientado pela investigadora Ana Guimarães do Centro de Engenharia Biológica, no painel Ciências e Saúde.

No painel Ciências e Engenharia, são 4 os alunos da Escola de Engenharia a apresentar projetos, nomeadamente, Luís Henrique Ferreira Amorim, aluno do 1º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física, com o projeto ““Muografia de um Edíficio”, orientado por Raul Sarmento, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas; Gilberto Cunha, aluno do 3º ano do Mestrado em Engenharia Física, que apresenta o projeto “Implementação em Python de uma rede neuronal convolucional (CNN) para Modelação do sistema visual dos mamíferos”, orientado por Carlos Lima do Centro de Microssistemas Eletromecânicos; e Bruno Fernandes, aluno do 3º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física, orientado por Paulo Mendes, do Centro de Microssistemas Eletromecânicos que apresentará o projeto “Implementação de setup para teste de transferência de energia sem fios para um implante”.

A Escola de Engenharia felicita todos os alunos participantes e congratula-se com a apresentação dos seus projetos a este prémio.

O Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica foi criado pelo Despacho RT-12/2020, com o objetivo de facultar uma oportunidade de aproximação de estudantes, do 1.º ciclo e dos três primeiros anos dos mestrados integrados, a contextos reais de investigação científica e de inserção em equipas de investigação que trabalham na criação de conhecimento novo e relevante. Pretende-se que os estudantes candidatos ao Prémio tenham a possibilidade de se envolver em atividades de investigação que fomentem o seu interesse pela ciência, sob supervisão de investigadores experientes e reconhecidos na área científica do projeto.