Parceria BOSCH-UMINHO apresenta resultados preliminares do Programa “Factory Of The Future”

Factory of the FutureA parceria BOSCH | UMINHO apresentou no dia 2 de junho os resultados preliminares do Programa “FACTORY OF THE FUTURE: Smart Manufacturing”, num evento interno nas instalações da BOSCH em Braga.

O Innovation Management Meeting possibilitou aos parceiros e equipas tomar conhecimento sobre os desenvolvimentos alcançados em cada projeto e os constrangimentos sentidos até à data, tornando-se uma forma de disseminação do conhecimento internamente.

O primeiro evento interno contou com a presença da administração da BOSCH Braga (Lutz Welling e Carlos Ribas), com os diretores do programa (António Pontes e Pedro Pereira), gestores de programa (José Oliveira e Eduardo Pinto), responsáveis dos projetos, PMO’s e alguns membros das equipas.

Foram apresentados individualmente os 22 projetos de inovação do programa “FACTORY OF THE FUTURE: Smart manufacturing”, um consórcio universidade-empresa entre a Universidade do Minho e a Bosch Portugal. Os projetos de investigação, desenvolvimento e inovação (ID+I) encontram-se agrupados em cinco grandes áreas: Controlo de Qualidade; Logística; Processo Produtivo; Gestão de Operações Industriais; e Gestão de Processos de Negócio.

Esta parceria de inovação envolve um investimento de aproximadamente 26,3 milhões de euros, com o objetivo de gerar novos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento. de soluções de industrialização, produção e controlo de qualidade de novos sistemas e produtos.

A otimização dos processos industriais move as equipas de Investigação & Inovação, do Controlo da Qualidade ao Business Intelligence.

Para a otimização do Controlo da Qualidade os investigadores desenvolvem conhecimento nos projetos de investigação de: “Optical Calibration Alignment and Inspection (OCAI)”; “Testing – New Approaches to Test Concepts”; “New Inks for Printed Sensors”; “Temperature and Warpage Monitoring under Thermal Processes During PCB-A Production”; “Pin in Paste Component Soldering Simulation”.

Na melhoria dos Processos Produtivos encontram-se projetos dedicados ao “Development of Reliability Improvements of Solder by Nanoparticles Addition”; “Development of Application Methods for Conductive Adhesives in SMT Assembly” e “New Assembling JIGs Concept”.

A Gestão de Operações Industriais comporta projetos, tais como: “Integrated Sample Shop Management (ISSM)”; “Integrated Software Platform for Project Management in Industrial Settings (ISPPMIS)”; “Innovative Industrial Human-Robot Collaborations for Improved Ergonomics Competitiveness”; “Training for Operators with new Methodologies”; “Condition Based Maintenance (CBM)”; “Desenvolvimento do Sistema Inteligente de Gestão industrial – SIGI”.

Na área de Business Intelligence estão em desenvolvimento os seguintes projetos: “Global Data Collection and Processing”; “Real-Time Information Processing”; “Unified Report and Analytics” e “Artificial Intelligence for Business Processes”.