Três investigadores da EEUM entre os mais citados do mundo

Listagem agora divulgada diz respeito ao período entre 2006 e 2016 e inclui 14 investigadores portugueses dos quais 4 são da Universidade do Minho.

A Escola da Engenharia da Universidade do Minho é uma das duas instituições portuguesas com o maior número de investigadores na lista dos Cientistas Altamente Citados. A lista agora divulgada inclui 3 investigadores do Centro de Engenharia Biológica – José Teixeira, António Vicente e Miguel Cerqueira – cujos trabalhos estão entre os mais citados por outros cientistas em artigos científicos.

Fazem parte do CEB três dos quatro Cientistas Altamente Citados da Universidade do Minho – Nuno Peres, investigador do Centro de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho integra também esta lista – sendo que a nível nacional foram 14 os investigadores distinguidos pela Clarivate Analytics. Além da UMinho há ainda mais quatro instituições de ensino, a nível nacional, que integram esta lista, como são os casos da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Évora e ainda a Universidade Nova de Lisboa.

As citações em artigos científicos são uma das formas de contabilizar a importância, relevância, atualidade e inovação do trabalho desenvolvido pelos cientistas. Na análise agora divulgada está compreendido o período entre 2006 e 2016.

A Clarivate Analytics é uma entidade líder a nível global que regista os conteúdos bibliográficos e as citações das publicações mais influentes no mundo, dando a conhecer os trabalhos mais relevantes feitos no âmbito científico a nível mundial. Desta forma, acaba por ser uma ferramenta fundamental para a análise do trabalho científico, já que são disponibilizados inúmeros dados e resultados de projetos de investigação de todo o mundo.