Investigadores da EEUM recebem Prémio Eng.ª Cruz Azevedo, pela APAET

Os investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia da UMinho, Vitor Hugo Carneiro (Metrics), José Meireles (Metrics) e Hugo Puga (CMEMS), juntamente com dois investigadores da Universidade de Manchester, S. D. Rawson e P. J. Withers, venceram o Prémio Eng.ª Cruz Azevedo, atribuído pela Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET) ao trabalho de maior mérito científico publicado na revista “Mecânica Experimental” no ano de 2020. O prémio foi entregue no dia 30 de setembro, durante o Congresso Nacional de Mecânica Experimental, em Leiria. O estudo distinguido “Influência do Coeficiente de Poisson no Colapso de Sólidos Celulares Não-Estocásticos”, aborda o avanço em metodologias hibridas de fundição por modelo perdido assistida por manufatura aditiva para fabrico de configurações não-estocásticas com propriedades customizáveis, e.g. Coeficiente de Poisson negativo. A técnica poderá ser utilizada para fabrico de painéis em ligas de alumínio com alta resistência específica e amortecimento de vibrações, aplicáveis em industrias tão variadas como a ferrovia, aeronáutica e máquinas-ferramenta.

Parabéns aos investigadores!