O Vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, os Professores Filomena Soares, Paulo Lourenço e Madalena Alves (também Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e o Vice-presidente do Conselho Geral da UMinho, António Carlos Rodrigues receberam as insígnias e diplomas como novos membros da Academia de Engenharia. A cerimónia decorreu a 10 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A Academia de Engenharia tem 154 membros em atividade, incluindo também da UMinho os Professores António Cunha (membro efetivo), Carlos Bernardo, Júlio Barreiros Martins, Renato Morgado, Manuel Mota, Sérgio Machado dos Santos (membros eméritos), além de dois antigos Presidentes do Conselho Geral, Luís Braga da Cruz e Luís Valente de Oliveira (ambos eméritos).
O antigo Reitor J. Barbosa Romero foi cofundador em 1995 da Academia de Engenharia, que acolhe personalidades com um currículo profissional de relevo na Engenharia e visa a promoção de estudos, a cooperação internacional e a sensibilização dos governos para adoção de políticas públicas que ultrapassem ou minimizem problemas socioeconómicos, como a pobreza, as assimetrias do território, a ameaça ambiental, a escassez energética, a seca e as ameaças pandémicas.
Parabéns aos distinguidos!
FONTE: ACADEMIA DE ENGENHARIA