Alumna da EEUM finalista da 2ª Edição do Programa TalentA

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher e pôr em relevo a sua importância no futuro do meio rural, a Corteva Agriscience e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) anunciaram as três vencedoras da 2ª Edição do Programa TalentA, numa cerimónia que decorreu no dia 08 de março na sede do CAP, em Lisboa.

O programa TalentA, lançado em 2021 pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience, empresa de referência no setor agrícola em tecnologia de sementes sob a marca comercial Pioneer®, proteção de culturas e agricultura digital, tem como objetivo empoderar as empreendedoras rurais e capacitar os seus projetos com formação e financiamento, contribuindo para a sua expansão.

Esta iniciativa pioneira em Portugal soma já mais de 140 inscrições de mulheres rurais na agricultura, das quais, nesta 2ª edição, foram eleitos três novos projetos, que resultaram numa vencedora e duas finalistas.

Mónica Alves, de 42 anos, obteve mais um dos prémios de finalista pelo seu projeto “Enxertar Ciência na Agricultura”, que tem como objetivo trazer a Ciência para a Agricultura na criação de um centro de I&D em parceria com Universidades e centros de conhecimentos, focado nos problemas agrícolas da região e experimentando tecnologia de precisão, afirmando-se como uma referência de apoio para os agricultores. Já em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a empresa está a apostar na sua capacitação laboratorial, para análise de qualidade da fruta, diagnóstico de pragas e doenças e parâmetros químicos básicos de água e solos. Esta iniciativa é pioneira na região, ao nível da implementação de estratégias eco sustentáveis para a gestão da praga de Drosophila Suzukii e melhoria da produção/qualidade do mirtilo e cereja produzidos na região.

Mónica Alves é licenciada em Engenharia Biológica pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Atualmente a sua microempresa tem uma exploração de 4ha de mirtilo, 10ha de vinha, 1ha de olival, apiário e mistos de culturas. Tem também com objetivo alargar a sua atividade, quer a nível local, quer nacional e criar mais postos de trabalho num concelho onde as mulheres representam 63% dos desempregados inscritos no Centro de Emprego.

As três vencedoras vão ter acesso a um programa de formação (e-commerce, redes sociais, plano de negócios, técnicas comerciais, etc.) promovido pela CAP para dotar os projetos de mais ferramentas de trabalho e métricas de sucesso e a vencedora do primeiro prémio irá receber ainda um apoio financeiro de 5.000 EUR para a implementação do seu projeto.

Conheça os 3 projetos finalistas e o vencedor aqui https://www.programatalenta.pt/