Aluna da EEUM premiada com o 3º prémio no VI Concurso Pitch de Investigação do Grupo de Universidades de Compostela

Helena Pereira, estudante do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas do Programa MIT Portugal da EEUM, recebeu o terceiro prémio no VI Concurso Pitch de Investigação, um concurso de apresentação de vídeos científicos, promovido pelo Grupo de Universidades de Compostela. O prémio foi atribuído a 8 de Setembro, durante a Assembleia Geral do Grupo de Universidades de Compostela na Universidade de Friburgo (Suíça).

Na sua apresentação “Guided Absorption Bone Substitutes, Helena Pereira apresentou um novo substituto ósseo que pode ser absorvido pelo corpo permitindo a fase natural de regeneração óssea que contribuirá para uma melhor qualidade de vida dos pacientes com doenças ósseas.

Helena diz que o osso é o segundo tecido mais transplantado do mundo e que o fracasso dos substitutos ósseos é uma preocupação. Todos os anos, estima-se que 1,5 milhões de indivíduos sofrem uma fratura devido a doenças ósseas com custos enormes para o sistema de saúde. Através da sua investigação, utilizando fosfatos de cálcio degradáveis, é possível obter um substituto com dissolução controlada compatível com a taxa de regeneração óssea, evitando as complicações, tais como imunorreações e transmissões de doenças dos tratamentos padrão. “O objetivo é criar um produto que se dissolva ao longo dos anos com base em material bioativo. Ao mesmo tempo que o osso se regenera, o produto dissolve-se”, explica.

O projeto encontra-se numa fase inicial com alguns testes in vitro desenvolvidos na Universidade do Minho. Helena está a fazer a sua investigação sob a supervisão do Prof. Filipe Silva e da Prof. Georgina Miranda da Universidade de Aveiro.

Helena é licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior (UBI) e Mestre em Engenharia Biomédica pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É uma solucionadora de problemas e apaixonada pela investigação, razão pela qual se candidatou ao Doutoramento no âmbito do Programa MIT Portugal – Líderes para as Indústrias Tecnológicas na EEUM.

“Este programa deu-me conhecimentos e experiência no desenvolvimento de produtos, sobre como passar da ideia ao produto final. Estou contente por fazer parte deste programa”, diz Helena.

Sobre o prémio atribuído, Helena admitiu que não o esperava, mas “deu-me uma grande motivação para o trabalho que estou a desenvolver. Estou muito feliz”. No futuro, ela espera poder continuar o seu trabalho de investigação em Portugal.

Fonte: https://www.mitportugal.org/news/2022/mit-portugal-program-phd-student-awarded-the-3rd-prize-in-the-vi-research-pitches-contest-from-the-compostela-group-of-universities