The International Society for Intelligent Construction 2022 Conference em Guimarães

A ISIC 2022 decorreu nos dias 06 a 09 de setembro, em Guimarães. Esta conferência internacional foi rebatizada em 2019 pelo International Intelligent Construction Technologies Group (IICTG), lançado em Guimarães, Portugal, durante a 3ª Conferência Internacional de Geotecnia de Transportes, em 2016. A ISIC 2022 é a terceira conferência internacional ISIC, após a primeira conferência em Minnesota, EUA, em 2017, e a segunda conferência em Pequim, China, em 2019 e cuja missão é “… promover aplicações de tecnologias de construção inteligentes ao ciclo de vida das infraestruturas: desde o levantamento, conceção, construção, operação, e manutenção/reabilitação, adaptando-se às mudanças dos ambientes e minimizando os riscos. Os objetivos da sua missão são a melhoria da qualidade da construção, a poupança de custos e a segurança”.

Na cerimónia de abertura, o Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes, referiu que a Escola de Engenharia “ também aspira a ser um lugar de colaborações interdisciplinares e de trabalho em rede, o que significa reunir pessoas de várias áreas científicas e profissionais e fomentar o intercâmbio de ideias entre academias, profissionais, estudantes, empresas, e assim por diante. E estou muito contente por ver que este é o mesmo espírito visado por esta conferência.”

O Presidente da EEUM prosseguiu a sua intervenção referindo que “Ainda que centrada na engenharia civil, o núcleo da conferência é integrar a engenharia civil, maquinaria de construção, tecnologia de sensores eletrónicos, etc. Portanto, envolve não só um campo de conhecimento, mas tem um vasto âmbito, incluindo também pessoas de diferentes áreas científicas. Esta conferência está centrada na engenharia civil, que é uma área onde a escola de engenharia tem, diria eu, um longo e relevante historial e, é justo mencionar, a maior parte dele devido à atividade do departamento de Engenharia Civil, e dos centros de investigação associados ISISE/CTAC.”

Toda a informação e programa da conferência acessível em https://icisic2022.com/

isic2022