O aluno da Escola de Engenharia, Vipin Richhariya, desenvolveu uma sola de sapato de alto desempenho para superfícies geladas com “Adesão biomimética antiderrapante, baseada na capilaridade da água”, e inspirada nos animais Gecko e na rã. Esta pode ser uma solução para os ferimentos causados por escorregões e quedas no gelo. As almofadas plantares destes animais têm mecanismos hidrófilos (que gostam de água) que permitem que os pequenos animais se movam facilmente sobre superfícies húmidas e escorregadias. A solução desenvolvida, e patenteada, baseia-se na utilização de borracha de silicone enriquecida com nanopartículas de zircónia e/ou titânia, associada a geometrias micrométricas da sola, originando um nano-compósito polimérico antiderrapante. Este material, que se ‘cola’ ao gelo, pode ser incorporado nas solas dos sapatos para reduzir os ferimentos nos humanos devidas a quedas no gelo.
Esta solução, publicada recentemente na revista Applied Materials & Interfaces da Editora ACS-American Chemical Society, foi selecionada, entre cerca de 4000 artigos, para ser destacada como ideia inovadora, na página de press-release da editora. Isto motivou que esta solução inovadora tenha sido noticiada também no site norte-americano de divulgação científica da New Atlas.
O trabalho, desenvolvido no centro CMEMS, no laboratório de micro-fabricação e integração de sistemas, encontra-se patenteado, e deverá seguir nos próximos meses para uma colaboração com uma empresa de calçado, para colocação desta solução nos mercados mundiais.