Docente da EEUM recebe Prémio de Mérito da União Europeia

José Campos e Matos, docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, foi distinguido com o Prémio de Mérito União Europeia, atribuído pela Organização de Jovens Empresários da UE e pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China.

O diploma foi entregue no âmbito da Conferência Internacional FIN2022 e destaca o percurso de Campos e Matos, que já liderou a Confederação Europeia de Jovens Empresários (Yes for Europe) e a Associação Europeia de Controlo de Qualidade de Pontes e Estruturas (EuroStruct), entre outras. “Estou muito feliz pelo prémio, que valoriza as minhas atividades intimamente ligadas com as da UE e com a cultura europeísta”, afirma o laureado.

Projetos divulgados

Esta semana foram também divulgados os resultados de dois projetos com a participação de Campos e Matos. O “InfraCrit” aliou as universidades do Minho e Coimbra à empresa PH Informática para conceber um sistema inteligente de proteção e gestão de infraestruturas críticas perante eventos extremos. Os testes decorreram em Gaia e Guimarães. O investimento rondou os 725 mil euros, com apoio do Portugal 2020/FEDER.

No projeto “SIRMA”, entidades do Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Portugal contaram com dois milhões de euros do programa Interreg para antecipar e prevenir os efeitos de desastres naturais nas vias de transporte na faixa atlântica. Por exemplo, criaram uma app para alertar os condutores para um caminho alternativo face a um evento extremo e, por outro lado, aplicaram novos sensores em comboios para detetar atempadamente irregularidades e danos na via.

José Campos e Matos nasceu e vive no Porto há 42 anos. É doutorado pela UMinho, onde leciona no Departamento de Engenharia Civil e investiga no Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE). Presidiu a Yes for Europe, a EuroStruct e a assembleia-geral da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, além de ter sido vice-presidente da IABSE e conselheiro dos Jovens Empresários do Médio Oriente e Norte de África da OCDE. Soma uma centena de palestras em vários países e tem coordenado projetos de I&D e eventos a nível nacional e internacional.

Diploma