Investigador da EEUM vence Best Student Paper Award

Luís Filipe Cunha, Ricardo Campos e Alípio Jorge venceram o Best Student Paper Award na 22ª Conferência Portuguesa de Inteligência Artificial (EPIA’23), com o artigo “Event Extraction for Portuguese: A QA-driven Approach using ACE-2005”.

A EPIA’23 decorreu entre o dia 5 e 8 de setembro de 2023 e teve lugar nos Açores, na ilha do Faial. Esta conferência é organizada pela Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (APPIA).

O trabalho exposto no artigo propõe um novo método para a extração de eventos em textos Portugueses, que envolve duas etapas: (1) a classificação e a identificação da palavra central de um evento (trigger); (2) a extração de argumentos de eventos utilizando um modelo de Q&A extrativo. De modo a produzir modelos capazes de executar estas tarefas, os autores treinaram modelos baseados no BERTimbau utilizando os datasets SQuAD e o ACE-2005, sendo este último uma referência na área de extração de eventos. Utilizando estes modelos desenvolveram uma framework de extração de eventos para a Língua Portuguesa.

Este artigo será posteriormente publicado na Lecture Notes in Artificial Intelligence (LNAI) da Springer.

Autores e afiliações:

Luís Filipe Cunha – Universidade do Minho (docente convidado pelo Departamento de Informática da Escola de Engenharia) e LIAAD-INESC TEC, FCUP – Universidade do Porto (estudante doutoramento);

Ricardo Campos – LIAAD-INESC TEC, Universidade da Beira Interior;

Alípio Jorge – LIAAD-INESC TEC, FCUP – Universidade do Porto.

BestStudentPaperA