Centro de Engenharia Biológica tem nova direção

Nuno Cerca assumiu o cargo de diretor do CEB e contará com Lígia Rodrigues, Lucília Domingues e Ana Júlia Cavaleiro como diretoras adjuntas.

Reforçar a trajetória de excelência do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, uma das maiores e mais dinâmicas unidades de investigação do país, é um dos principais objetivos da nova direção do CEB, que tomou no dia 29 de setembro, na sala de reuniões do Departamento de Engenharia Biológica (DEB). Assumindo um mandato de 3 anos, esta equipa propõe ainda repensar a orgânica do Centro e reforçar também a excelência das publicações científicas.

A nova direção do CEB é encabeçada por Nuno Cerca, que tem já uma consolidada carreira quer em funções de gestão de ciência, tendo sido diretor adjunto do CEB nos últimos quatro anos, quer como cientista, sendo Investigador Principal desde 2013. Lígia Rodrigues e Lucília Domingues, professoras e investigadoras, diretoras adjuntas do CEB nos últimos dois anos, e Ana Júlia Cavaleiro, investigadora, são os restantes membros da equipa.

Consolidar a posição do Centro de Engenharia Biológica enquanto entidade de Investigação de Excelência é, como já referido, um dos pontos centrais que a nova direção do CEB tem para os próximos 3 anos. Melhorar condições de trabalho e recrutamento, incrementar a excelência das publicações científicas, estabelecendo prémios de mérito e apoio às melhores publicações, e fomentar a interação com o tecido económico e a sociedade são os pontos destacados no programa que sustentam este propósito.

Repensar a orgânica do CEB é outro dos pontos que o programa da nova direção integra, e que tem como meta promover uma maior inclusão dos doutorados no dia a dia do Centro. A equipa pretende criar grupos de trabalho ad hoc para assuntos específicos (comunicação, projetos, infraestruturas, gestão corrente, ética, recursos humanos, entre outros) que serão coordenados por um dos membros da Direção, mas que contarão com o envolvimento de outros elementos do Centro.

Sobre o CEB

A atuar nas áreas da biotecnologia e bioengenharia para os setores ambiental, saúde, industrial e alimentar, o CEB – Centro de Engenharia Biológica é um dos mais dinâmicos centros de investigação do país e está integrado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Neste centro estão reunidos cerca de 400 investigadores de 20 nacionalidades, que realizam uma elevada atividade científica, refletida no número de publicações, 375 no último ano, em revistas internacionais de renome, bem como no elevado número de patentes obtidas, 28.

Desde 2002, o CEB tem obtido a classificação Excelente nas avaliações periódicas realizadas pela FCT, uma das principais entidades financiadoras de ciência do país. Arrecada, anualmente, uma média de 3 milhões de euros de financiamento.

A colaboração em projetos com empresas nacionais e internacionais também é um aspeto a destacar, sendo que mais de 50% das publicações têm coautoria internacional.