fbpx

Alunos de Engenharia lideram prémios de mérito desportivo na UMinho

Conjugação da excelência desportiva com o sucesso académico vale prémio a 28 estudantes.

A Universidade do Minho (UMinho) premiou mais uma vez os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2021/2022. Ao todo foram distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo (PMD), 28 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em seis modalidades.  O Voleibol e o Andebol foram as modalidades com mais premiados.

A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativa à época 2021/2022 realizou-se no dia 20 de março, pelas 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

A sessão contou com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da Administradora dos Serviços de Ação Social, Alexandra Seixas, da Presidente da Associação Académica, Margarida Isaías, e do coordenador local de Braga do Desporto Escolar, Carlos Dias, que fez uma intervenção no âmbito do tema “Os impactos do desporto escolar e da carreira dual na relação com o aproveitamento académico”.

Este foi, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, se sagraram Campeões Nacionais Universitários e que, em simultâneo, tenham obtido aproveitamento escolar de acordo com as condições previstas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes de Ensino Superior.

Os 28 estudantes premiados receberam a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgem de 20 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (11) e a Escola de Ciências (5).

As equipas de Voleibol Feminino e Andebol Masculino conquistaram o título de campeãs nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2022 que decorreram nas cidades de Leiria e Marinha Grande, entre 16 e 27 de maio. Estas foram as modalidades que viram mais atletas eleitos para receber o prémio, 13 e 6, respetivamente.

Dos 28 estudantes que distinguidos, 18 são do sexo feminino e 10 são do sexo masculino.

A atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo é uma iniciativa que já vai na sua 13.º edição. Ao todo, já foram atribuídos 943 Prémios de Mérito Desportivo, num investimento global superior a 220 mil euros.

A Presidência da Escola de Engenharia felicita todos os seus alunos pelos respetivos prémios e, “acima de tudo, pelo percurso assinalável que têm feito a nível desportivo, o qual conjugam com a exigente atividade académica. Muitos parabéns e obrigado por representarem (tão bem) a Escola de Engenharia.”

Alunos eleitos da Escola de Engenharia:

Voleibol, CNU:

– Eva da Ponte Monteiro, Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil;

– Isabel Francisca Matos Silva, Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais;

– Isabel Gonçalves de Castro, Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores;

– Mariana Dias Pinto, Licenciatura em Engenharia de Polímeros;

Natação Piscina Curta, CNU:

– José Pedro Pinto Fernandes, Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação;

Taekwondo, CEU:

– Tiago Lucas Alves, Licenciatura em Engenharia Informática;

Andebol, CEU:

– Diogo Jorge Ribeiro da Silva, Licenciatura em Engenharia de Polímeros;

– Miguel António de Sá Polónia, Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial;

– Afonso Oliveira e Silva, Licenciatura em Engenharia Informática;

Futsal, CMU:

– Márcia Eduarda Marques Ferreira, Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica;

– Eduardo Alexandre Ribeiro da Silva, Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial.