UPA abriu portas a milhares de alunos no campus de Azurém

A UPA – UMinho de Portas Abertas, que decorreu nos dias 30, 31 de março e 1 de abril de 2023, no campus de Azurém, em Guimarães, apresentou a UMinho numa perspetiva integral, conjugando a apresentação da sua oferta educativa, através de uma Mostra, onde estiveram representadas todas as Escolas e Institutos da UMinho, com a visita aos espaços e a possibilidade de conhecer e experimentar os seus recursos, através da participação em visitas guiadas, workshops, palestras, entre outras dinâmicas.

Este evento representou uma oportunidade de excelência para conhecer o que de melhor se faz e se produz na Universidade do Minho, bem como permitir contactar com o ambiente e a vivência académica.

Foi, também, uma oportunidade para conhecer as infraestruturas e serviços que a UMinho disponibiliza à comunidade estudantil, para a prossecução dos estudos e para o desenvolvimento de ferramentas transversais, tão importantes para a integração dos futuros profissionais no mercado de trabalho.

As atividades foram gratuitas, com vagas limitadas e estiveram disponíveis mediante inscrição (individual ou em grupo) tendo como destinatários os estudantes do 9.º ano e do ensino secundário, professores, orientadores vocacionais, pais e encarregados de educação.

A Escola de Engenharia recebeu, no âmbito do UPA, cerca de 2500 alunos oriundos de dezenas escolas, maioritariamente da região norte do país. Os alunos do ensino secundário tiveram oportunidade de interagir com alunos, investigadores e docentes de vários departamentos da Escola de Engenharia na Nave Central do edifício 1, onde se encontravam a decorrer diversas atividades/demonstrações relacionadas com a oferta de ensino, ao longo dos dias 30 e 31 de março, e manhã do dia 1 de abril.

No dia 1 de abril decorreu, ainda, no edifício 1 do campus de Azurém, a sessão “Vamos falar de Engenharia: Tomorrow Needs Engineering”, que contou com a participação de alunos e alumni convidados pela Escola de Engenharia, e a moderação dos professores e alumni Nelson Costa e Raúl Fangueiro. Nesta sessão, em que estiveram presentes várias dezenas de alunos do secundário, pais/encarregados de educação e orientadores vocacionais foi possível esclarecer várias dúvidas relativas aos planos curriculares, saídas profissionais, transferência entre cursos, vivência académica, entre outras questões dirigidas aos convidados Carina Simões, Alumni de Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (Outsystems), Carlos Arantes, Alumni de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (Efacec), Inês Núncio, Alumni de Engenharia Civil (bySteel), Vinícius Silva, Alumni de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (Investigador EEUM), Sónia Fernandes, Aluna de Engenharia e Gestão Industrial e Presidente do NEEGIUM, e Gonçalo Rodrigues, Aluno de Engenharia Informática e Vice-Presidente do CESIUM.

Esta sessão pode ser revista aqui.