Semana da Biotecnologia reafirma setor no distrito de Braga

O Município de Braga, em parceria com a Universidade do Minho (CEB/DEB), Startup Braga e INL, abriu portas à 1ª Semana da Biotecnologia de Braga, que decorreu entre os dias 17 e 21 de Abril com uma programação totalmente dedicada ao tema.

A sessão de abertura decorreu no dia 17 de abril, na Startup Braga, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do Vice-Reitor da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, da Vice-Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Lígia Rodrigues, e das Diretoras Adjuntas do DEB/CEB, Mariana Henriques e Ana Júlia Cavaleiro.

Nesta iniciativa inseriu-se também a agenda da 6ª Edição da ExpoBiotec, sob a temática “Escalar a Biotecnologia”, organizada pelo Departamento e Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (DEB e CEB).

O objetivo deste consórcio é dar visibilidade e promover o potencial existente na região no que à Biotecnologia diz respeito, garantindo a aproximação entre a comunidade académica e científica e o mundo empresarial e a sociedade em geral.

Para Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, “esta iniciativa permite que a Biotecnologia vá ao encontro da cidade, das suas empresas e dos seus empreendedores, considerando que esta indústria é um dos grandes ativos que Braga tem e é uma área estratégica de desenvolvimento e expressão da competitividade da cidade”.

Pela relevância desta indústria na criação de novos modelos de negócio que impactam positivamente o desenvolvimento económico da cidade, a iniciativa teve lugar na Startup Braga e contou com uma programação que pretendeu promover o empreendedorismo e dar visibilidade externa a projetos desenvolvidos dentro deste ecossistema. Para Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, é da maior importância receber esta iniciativa e garantir uma participação ativa por parte da comunidade.

“São mais de trinta os projetos nas áreas das tecnologias para a saúde, biotecnologia e sustentabilidade que a Startup Braga apoiou e capacitou. Considerando o propósito desta iniciativa em aproximar a academia do mundo empresarial e industrial, procuramos contribuir para uma agenda que garante e facilita toda esta envolvência”, disse.

Por outro lado, Eugénio Campos Ferreira, Vice-Reitor da Universidade do Minho, vê esta iniciativa como uma oportunidade-chave para “transferir o conhecimento que é produzido na Universidade do Minho para a economia e para a região”, colocando em contacto cientistas, investigadores e alunos com as empresas e permitindo tirar partido desta aproximação com o intuito de escalar todo esse potencial.

Durante essa semana decorreram várias atividades pensadas para os mais diversos públicos, sendo que os dias 19 e 20 de Abril destacaram a programação da 6ª Edição da ExpoBiotec, na qual estiveram inseridas diferentes dinâmicas: talks, mesas redondas, apresentações e sessões exploratórias com empresas regionais do sector da Biotecnologia, workshops e mentorias dedicados à promoção do empreendedorismo.

Além disso, durante toda a semana, todos os interessados tiveram a oportunidade de visitar a ExpobiotecArt, uma iniciativa de expressão da Biotecnologia e Bioengenharia que desafiou os alunos do CEB/DEB a documentarem as suas experiências e vivências através da fotografia e de instalações artísticas.

A agenda completa da iniciativa poderá ser consultada aqui.

FONTE: Município de Braga