Professor da Escola de Engenharia homenageado nos EUA

Paulo Flores, professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho, foi homenageado na Universidade de Wichita, nos Estados Unidos da América, pelos 20 anos de cooperação com aquela instituição norte-americana.

A distinção realizou-se no passado dia 24 de abril, na Universidade de Wichita, uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas em Engenharia Mecânica e Aeroespacial. A homenagem ao Professor Paulo Flores decorreu no âmbito de uma visita ao National Institute for Aviation Research (NIAR) daquela instituição, que visou o estabelecimento de parcerias de colaboração cientifico-pedagógicas nas áreas da biomecânica e aeronaves.

A cooperação entre as universidades do Minho e de Wichita teve início em 2003, aquando da primeira visita do professor Paulo Flores a Wichita no âmbito do doutoramento. Desde então, tem sido “constante e profícua a colaboração entre as duas instituições, principalmente no que se refere à realização de projetos de investigação e co-supervisão de estudantes de pós-graduação, tendo resultado em mais de 60 publicações conjuntas”.

Nascido há 50 anos em Vieira do Minho, Paulo Flores é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e pela Universidade do Arizona (EUA). Trabalha há 25 anos na UMinho, sendo professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS). Recebeu prémios científicos em vários países e é (co)autor de meio milhar de publicações científicas, técnicas e pedagógicas. Presidiu a Sociedade Portuguesa de Biomecânica, está na lista “World’s Top 2%” dos principais cientistas do mundo pela editora Elsevier e coordena ainda o maior festival europeu de minicarros (“Race Party”), que a 24 de maio espera 300 participantes de cinco universidades portuguesas.

FONTE: Braga TV

Paulo Flores