fbpx

Cerca de 400 jovens do secundário fazem da UMinho a sua casa

Programa “Verão no Campus” inclui 21 atividades e decorre de 20 a 24 de julho, em Braga e Guimarães

De 20 a 24 de julho, cerca de 400 jovens, do 9.º ano ao ensino secundário, vieram dos vários cantos do país para “viver” na Universidade do Minho e nas cidades de Braga e Guimarães, envolvendo-se em 21 atividades científicas e lúdicas, 7 das quais organizadas pela Escola de Engenharia destinadas a 120 dos 400 participantes.

Foi a 18.ª edição do programa “Verão no Campus”, que ajudou os jovens a descobrir a sua vocação e a fazer uma escolha mais informada do curso superior. Nas salas de aula, nos laboratórios, nos jardins ou nas ruas das duas cidades, 42 monitores (estudantes da UMinho) conduziram os participantes ao longo dos dias nas atividades dinamizadas por mais de 50 investigadores e docentes.

O programa incluiu, por exemplo, montar baterias, experimentar outras línguas, arriscar novas arquiteturas, tomar lugar num tribunal, conhecer um supercomputador, ser jornalista por um dia, acompanhar um parto simulado, explorar os biomateriais, entre tantas opções. Os futuros universitários partilharam momentos, dúvidas e sonhos com os colegas da sua idade que participaram nesta iniciativa, a qual surgiu em 2009 e já conheceu cerca de 6000 jovens dos vários continentes.

No primeiro dia houve sessões de apresentação em cada uma das 12 Escolas/Institutos da Universidade que acolheram as atividades. Seguiram-se as emoções dos laboratórios, os diálogos com professores e monitores, o sentir da vida académica. No último dia, sexta-feira, a despedida é sempre especial. Às 15h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, teve lugar uma conversa dos participantes com membros da equipa reitoral, a entrega de diplomas e prémios e ainda momentos de convívio.

vnc_2026