Um grupo de professores e alunos do 1º ano do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial participaram na 2ª Edição do Projeto EGALITARIAN que decorreu nos dias 26 a 30 de agosto na Dinamarca.
Para além da Universidade do Minho, o projeto EGALITARIAN, financiado pela Comissão Europeia (ERASMUS+) envolve mais três universidades: Saxion University of Applied Sciences nos Países Baixos, Universidade de Brasília (Brasil) e a Universidade de Aalborg (Dinamarca) onde decorreu o evento.
Rui M. Lima é o coordenador do projeto e sublinha “o potencial que esta experiência traz para a formação dos estudantes de Engenharia, uma vez que têm a oportunidade de trabalhar em equipas que, para além de integrar diferentes áreas de conhecimento, juntam pessoas de diferentes países. Adicionalmente, trabalhar em problemas reais faz a diferença, algo que já temos vindo a apostar na oferta formativa do DPS”.
O objetivo do EGALITARIAN é potenciar a colaboração entre estudantes dos diferentes países, através da realização de projetos reais cuja soluções permitam melhorar o trabalho e a vida dos catadores de lixo de Brasília.
A Universidade do Minho, esta 2ª edição, foi representada por oito estudantes do 1º ano do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MEGI): Bárbara Silva, Mariana Carvalho, Ana Luísa Machado, Raquel Dantas, Beatriz Silva, Francisca Nunes, Inês Araújo e Dinis Júnior.
Durante o 1º semestre 2024/25 estes estudantes vão trabalhar num projeto focado em medir e reduzir a pegada de carbono e os resíduos sólidos produzidos pelas empresas.
Nesta edição participam também o Professor Rui M. Lima e o Professor Rui M. Sousa do Departamento de Produção e Sistemas, bem como Erik Lopes, estudante de doutoramento do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas (PDEIS).
Para saber mais sobre o projeto EGALITARIAN:
https://www.linkedin.com/company/egalitarian/
https://www.instagram.com/egalitarian.eu/