ALGORITMI aponta soluções para o bem-estar das pessoas nos centros urbanos

No passado dia 31 de maio foram apresentados na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém, os resultados do projeto “Soluções Integradas e Inovadoras para o bem-estar das pessoas nos centros urbanos complexos”, desenvolvido no Centro ALGORITMI, com a coordenação do Professor José Machado.

A sessão contou com a presença, entre outros, do Dr. Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, do Eng. Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, do Eng. Ricardo Machado da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Inteligentes, do Professor Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia, do Eng. Gabriel Pontes, Secretário Executivo da ConfMinho, e do Professor Paulo Novais, coordenador do LASI (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes).

Este projeto contou com a participação da Câmara Municipal de Guimarães, através da sua Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Inteligentes.

Este projeto financiado pelo COMPETE 2020 e pela União Europeia teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma plataforma inteligente, capaz de ser usada como sistema de suporte à decisão e com capacidades analíticas e preditivas, com funcionalidades de integração em tempo real de fontes de dados heterogéneos, de análise de dados e de técnicas de processamento avançadas de algoritmos de inteligência artificial e de visualização adaptativa e personalizada.

O projeto teve 3 grandes linhas de investigação, uma relacionada com o desenvolvimento de plataformas de armazenamento de Big Data, uma segunda relacionada com a temática da gestão e da análise e do uso de energia com uma componente social e garantias de sustentabilidade e, uma terceira relacionada com a gestão de grupos em contextos de cidades inteligentes centradas nas pessoas e no seu bem-estar.

O projeto envolveu a disponibilização de dados de câmaras municipais da região, em que se destaca a participação da Câmara Municipal de Guimarães, cidade piloto e replicadora de conhecimento, que disponibilizou um elevado conjunto de dados.

No workshop final do projeto, os investigadores do Centro ALGORITMI apresentaram as contribuições principais, as plataformas e os sistemas desenvolvidos, assim como as perspetivas futuras.

Foi dado particular destaque na apresentação à plataforma CityData que permite a visualização de dados em tempo real, previsão de ocorrências, gestão de alertas, e que integra funcionalidades de otimização e de simulação do tráfego urbano, entre outras.

O Presidente da Câmara de Guimarães destacou a importância dos dados para a Inteligência Artificial, e reforçou as ideias de ética, segurança e bem-estar no desenvolvimento de soluções para uma melhor vida nas cidades. “Espero que este trabalho possa servir para o nascimento de novas empresas”, disse.

workshop Norte