Rede de Bibliotecas de 54 países usa tecnologia de Spin-Off Keep Solutions

A Keep Solutions, empresa especializada na gestão e preservação de informação, criou uma plataforma para a Rede de Bibliotecas Camões, que adotou uma solução integrada de gestão das dezenas de bibliotecas da rede, distribuídas por 54 países.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. pretende ser um “organismo de referência na coordenação e articulação da política externa do governo nas áreas da cooperação internacional, promoção da língua e cultura portuguesas enquanto domínios crescentemente entendidos pelos Estados como instrumentos de projeção da sua influência e defesa dos seus interesses”.

Esta instituição disponibiliza, assim, uma plataforma online que junta, num catálogo único e comum (bibliotecas.instituto-camoes.pt) as bibliotecas da sua extensa rede.

O Koha é o software que suporta este sistema integrado de gestão e foi a Keep Solutions, empresa sediada em Braga e criada por ex-alunos da UMinho, que ficou responsável por esta implementação.

De acordo com a Keep Solutions, em comunicado, este novo sistema Integrado de Gestão da Rede de Bibliotecas da Rede Camões, I.P. permite acesso ao acervo bibliográfico da Rede Camões através de uma única plataforma; uma melhor gestão e organização da informação disponibilizada ao público; mais acesso à informação, promovendo uma sociedade do conhecimento; novos serviços para o público com o desmaterializar processos; incorporação da Biblioteca Digital Camões, um repositório da cultura em língua portuguesa, que tem como principal critério a disponibilização de um acervo de documentos, digitais ou digitalizados, para leitura gratuita, sem necessidade de registo ou subscrição.

A Keep Solutions foi fundada em 2008 por um docente e ex-alunos de Informática e Ciências de Computação da UMinho.

Desenvolve soluções avançadas para gestão e preservação de informação. Tem trabalhado com vários ministérios, universidades, municípios e privados, além de instituições internacionais como a Comissão Europeia, os Arquivos Nacionais da Suécia e da Estónia, a Polícia Sueca, etc.