fbpx

Professor da EEUM eleito presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade

Paulo Sampaio, Professor Associado com Agregação do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia e investigador do Centro ALGORITMI, foi eleito na última semana presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ).

Docente e investigador nas áreas da Qualidade e da Excelência Organizacional, Paulo Sampaio, que tem obtido vários reconhecimentos, entre os quais a distinção pela American Society for Quality com a categoria de Senior Member, o reconhecimento como uma das “40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade”, e laureado com a Feigenbaum Medal, atribuída pela mesma associação, vai assumir o cargo no triénio 2024-2026. O professor da UMinho apresentou a sufrágio a candidatura “Uma APQ de Todos e para Todos” que visa aproximar e valorizar os associados desta associação. O docente considera que a APQ “desempenha um papel fundamental na promoção da Qualidade na sociedade e economia portuguesa” e que por isso “deve prosseguir o seu caminho de mobilização individual e coletiva, inclusivo e diferenciador, junto dos seus associados e da sociedade envolvente”.

“Esta eleição significa a realização de um projeto que vinha a adiar há algum tempo. Após alguma reflexão considerei ser este o momento certo da minha carreira para dar este passo. Já tinha estado na vice-presidência da Direção da APQ entre 2010 e 2015, tendo regressado em 2021 para o mandato que agora terminou. A APQ desempenha um papel muito importante na promoção da Qualidade, não só junto das empresas, organismos públicos e universidades, mas também junto da sociedade civil. É com isso que estou comprometido no mandato para o qual fui eleito. A APQ, no seu espaço, tem de contribuir para ajudar Portugal a continuar a crescer e a evoluir através da criação de valor”, afirmou.

O professor da EEUM já lançou desafios para o mandato que terá pela frente, nomeadamente na transformação que a própria APQ terá de fazer no sentido de ser capaz de preparar o seu futuro face a um mundo em mudança. “Queremos construir uma APQ para o futuro, um futuro que vá muito além dos próximos cinquenta anos”, explicou Paulo Sampaio que assumiu que a sua Direção vai estar alinhada em princípios orientados pelo respeito por todos na estrutura, pela ética no trabalho a desenvolver, pela partilha do conhecimento e pelo valor criado para os associados.

A APQ é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública em 1984, e que tem como propósito a promoção e divulgação de conhecimentos teóricos e práticos no domínio da Qualidade e Excelência em Portugal. Desenvolve as suas atividades individualmente ou em parceria com outras entidades, procurando apresentar soluções inovadoras e mobilizadoras, criando valor para os Associados e contribuindo para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa. Sediada em Lisboa, a APQ tem delegações regionais no Porto e em Faro, nos Arquipélagos dos Açores e Madeira e conta atualmente com cerca de 1000 associados, entre indivíduos e organizações.