Roboparty volta a juntar quase 500 jovens em Azurém

O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de Engenharia da UMinho e a botnroll.com promoveram nos dias 21 a 23 de Março a RoboParty 2024, com 111 equipas provenientes de todo o país, bem como equipas do Brasil e da Espanha. O evento pedagógico ensina a criar/construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Esta 16ª edição decorreu uma vez mais no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães e era de entrada livre.

A sessão de abertura decorreu na quinta-feira, com a presença do Reitor Prof. Rui Vieira de Castro, o autarca de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, entre outros ilustres convidados.

A maioria dos participantes pertence à faixa etária dos 15 aos 17 anos, sendo que o mais novo tinha 10 anos e o menos novo tinha 66 anos. No início do evento, as equipas receberam um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Seguiu-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 65 estudantes maioritariamente de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores.

Na sexta-feira e sábado houve desafios robóticos, onde os participantes põem os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. Os quatro desafios foram: Prova de Obstáculos, Race of Champions, Fun Challenge e Dança, sendo que este último decorreu no sábado e tem sempre muito público, pela sua espetacularidade. Na prova Fun Challenge continuou a haver surpresas para os participantes até porque os robôs não são 100% autónomos e precisavam da “destreza do seu mestre”.

No final do evento os participantes tiveram a possibilidade de levar os robôs consigo para casa ou para a escola para continuarem a aprender.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), houve múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, DJ, Basquetebol, Ténis de Mesa, Xadrez, Tiro com Arco, Treino Funcional, Peddy Paper, atuação da Tun’ Obebes: Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho, atuação da Tuna Afonsina: Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, e ainda “internet wireless”.

As principais novidades deste ano, foram as demonstrações de outros robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) – CHARMIE e FUTEBOLISTAS, o lançamento do novo botnroll e as formações acreditadas para os professores MatLab e Simulink, e ainda a programação do botnroll em Python.

Desde o seu início, em 2007, a RoboParty já contou com mais de 8000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica.

Os sites oficiais são www.roboparty.org  e facebook www.facebook.com/RoboParty .

A Escola de Engenharia felicita o Professor Fernando Ribeiro, do Departamento de Engenharia Eletrónica, mentor deste evento, por mais uma edição de grande sucesso.