Iniciativa juntou cerca de 200 especialistas de 20 países ao longo de cinco dias em Viana do Castelo
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), organizaram de 3 a 6 de setembro a 23ª edição da Conferência Internacional de Inteligência Artificial (EPIA 2024).
A iniciativa que decorreu em Viana do Castelo assume-se como um espaço de excelência para investigadores, académicos e profissionais de todo o mundo se reunirem e debaterem os avanços mais recentes e as tendências emergentes na área da Inteligência Artificial.
O programa incluiu várias sessões temáticas, apresentações de trabalhos científicos, painéis de discussão e simpósios dedicados a estudantes, promovendo um ambiente de troca de ideias e networking. Estiveram vários keynote speakers de renome, como é o caso de Virgínia Dignum, especialista em ética e inteligência artifical, François Pachet, perito em criatividade computacional, e Francisco Herrera Trigueiro, reconhecido pelas suas contribuições em aprendizagem automática e big data.
Esta conferência tem o patrocínio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e colaboração do Centro ALGORIMTI da EEUM, Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes e do Applied Digital Transformation Laboratory do IPVC e o apoio da Fundação Ciência e Tenologia e da Câmara Municipal de Viana de Castelo.
Escola Avançada de Inteligência Artificial juntou especialistas de todo o mundo
A par da EPIA 2024, Viana do Castelo recebeu também a Escola Avançada de Inteligência Artificial (EAIA 2024) que decorreu a 2 e 3 de setembro e ofereceu uma plataforma educacional de excelência, com workshops e cursos intensivos ministrados por especialistas da área. Estes cursos foram desenhados para aprofundar os conhecimentos dos participantes em temas avançados de Inteligência Artificial, oferecendo uma oportunidade única de desenvolvimento científico e profissional. Adicionalmente, o evento contou com um painel aberto à comunidade local e empresarial, permitindo uma interação direta entre a investigação e o setor empresarial. Este painel teve como objetivo fomentar a colaboração e a partilha de ideias entre os participantes do evento e os stakeholders locais, destacando o impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento económico e social da região.
O painel teve como palestrantes os professores João Gama (Faculdade de Economia da Universidade do Porto / vice-diretor do LIAAD/INESC TEC), Paulo Novais (EEUM, coordenador do LASI), Luís Paulo Reis (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, diretor do LIAAC), e Goreti Marreiros (Presidente da APPIA) e foi moderado pelo antropólogo Pedro Pereira, professor do IPVC.
A investigação em Inteligência Artificial tem amadurecido de forma notável ao longo da última década, culminando em inúmeras aplicações que já estão em uso ou em fase de desenvolvimentos e estes eventos científicos materializam fóruns internacionais para apresentar e discutir os últimos desenvolvimentos científicos e as suas aplicações efetivas, para avaliar o impacto destas abordagens e para facilitar a transferência de tecnologia.
Os dois eventos contaram com cerca de 200 especialistas provenientes de mais de 20 países, tais como os Portugal, Brasil, Espanha, Dinamarca, Reino Unido, Sri Lanka, Suíça, Suécia, República Checa, Irlanda, Índia, EUA, Itália, França, Alemanha entre outros.
Mais informações sobre as conferências em:
https://epia2024.pt e https://eaia.epia2024.pt