fbpx

Estudantes de Engenharia Mecânica apresentam projetos energéticos inovadores

No âmbito da Unidade Curricular Processos Termoquímicos do mestrado em Engenharia Mecânica, Área de Especialização em Tecnologias Energéticas Ambientais, lecionada pelo docente da EEUM Francisco Brito, 18 estudantes apresentaram no passado dia 12 de junho os seus projetos.

Motor de Foguete Híbrido foi o projeto dos estudantes Clara Pinto, Diana Gomes, Eduardo Barbosa, Gonçalo Araújo, Margarida Pereira e Rui Alves. Neste projeto foram dados passos significativos para a construção de um motor de foguete híbrido, ou seja, um foguete que usa combustível sólido (neste caso acrílico) e um oxidante fluido (neste caso, ar comprimido ou oxigénio).

Electrolisador Split Cell foi desenvolvido pelos estudantes Hugo Neiva, Luís Freitas, Manuel Cabeças, Márcia Sá, Nuno Silva e Simão Pinheiro. Este projeto é um eletrolisador do tipo alcalino, que converte água em hidrogénio verde e oxigénio a partir de uma corrente elétrica.

Gasificador UPDRAFT foi apresentado pelos estudantes Afonso Proença, Dinis Nogueira, Emanuel Loureiro, Gonçalo Salgueiro, Laura Simões, e Vasco Cruz Teixeira. Trata-se de um gasificador de biomassa que permite converter este combustível sólido num gás que possa ser queimado de forma sustentável, por exemplo, num motor de combustão interna.

De referir a colaboração destes projetos com instituições como o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos na área da gasificação, com os trabalhos de dissertação de Pedro Ferreira (Mestrado em Eng. Mecânica) e João Gomes (Mestrado em Eng. Aeroespacial), ou com projetos financiados pela FCT, como o Projeto FCT COOLSPOT promovido pelos docentes do Departamento de Engenharia Mecânica, Óscar Carvalho (investigador do CMEMS) e Francisco Brito (investigador do MEtRICs) da Escola de Engenharia da UMinho.