EEUM cria Sistema de Gestão para 54 Obras Rodoviárias em Viana Do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (DEC-EEUM), vai implementar um sistema de apoio à gestão de obras de arte daquele concelho, englobando 54 pontes e pontões.

A cerimónia de assinatura do contrato de prestação de serviços decorreu na presença do autarca vianense cessante, José Maria Costa, do autarca vianense eleito, Luís Nobre, do vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, do vice-presidente da EEUM, António Vicente, do diretor do DEC, Rui Ramos, e do professor do DEC que vai coordenar os trabalhos, José Campos e Matos.

Nos próximos seis meses, o Departamento de Engenharia Civil vai fazer um levantamento de campo e proceder à avaliação e inspeção das estruturas, de acordo com o estado de conservação das mesmas e alguns fatores de risco. O município pretende assim proceder à inventariação, inspeção e realização de um sistema de apoio à gestão das obras de arte sob sua responsabilidade, sendo que a UMinho vai desenvolver e criar esse sistema.

Para José Maria Costa, este projeto “é importante para a mobilidade e para a segurança”. Numa fase inicial, as obras de arte rodoviárias vão ser objeto de análise, monitorização e relatório para, numa fase seguinte, se passar “à manutenção ou até à substituição”.

O vice-reitor Eugénio Campos Ferreira garantiu que, através desta parceria, “a experiência e o savoir-faire” da instituição de ensino superior serão colocados ao serviço de Viana do Castelo e da comunidade. Segundo o DEC-EEUM, a implementação deste sistema vai permitir àquela autarquia “cuidar e gerir melhor” as estruturas rodoviárias em causa.

+Info: www.cm-viana-castelo.pt/pt/noticias/sistema-de-apoio-a-gestao-de-obras-de-arte-de-viana-do-castelo-estuda-54-estruturas-rodoviarias

CMVC DECCMVViana Castelo