EEUM tem trinta cientistas entre os mais influentes do mundo

A Universidade do Minho tem meia centena de cientistas entre os mais influentes do mundo, dentre os quais trinta pertencem à Escola de Engenharia, segundo um estudo da Universidade de Stanford (EUA) e do grupo editorial Elsevier. A lista, chamada “World’s Top 2% Scientists 2021”, inclui 190 mil cientistas, sendo 703 deles em Portugal. A UMinho surge com 15 centros de I&D representados e o seu primeiro cientista na lista global é Fernando Pacheco-Torgal (6088º lugar), do Centro de Investigação em Território, Ambiente e Construção (CTAC) da Escola de Engenharia.

O documento apresenta os melhores investigadores do planeta por 22 áreas e 176 disciplinas, considerando o seu índice, o volume de publicações e as citações dos seus trabalhos, segundo dados da base Scopus até agosto de 2021. Esta lista anual surgiu em 2019, com o objetivo de criar um repositório público sobre o impacto e a influência dos investigadores no progresso do conhecimento científico e para combater abusos de autocitação.

Os investigadores da Escola de Engenharia presentes nesta lista são:

CEB – Centro de Engenharia Biológica (17 cientistas): Aloia Romaní, António Vicente, Artur Cavaco-Paulo, Eduardo Gudiña, Eduardo Soares, Eliana Souto, Joana Azeredo, José António Teixeira, Lígia Rodrigues, Lucília Domingues, Madalena Alves, Mariana Henriques, Miguel Gama, Nuno Cerca, Rosário Oliveira, Russell Paterson e Sónia Silva;

– Centro ALGORITMI (4): João Luís Afonso, Paulo Cortez, Sérgio Pereira e Vítor Monteiro;

ISISE – Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (3): Joaquim Barros, Paulo Lourenço e Tiago Miguel Ferreira;

2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2): Andre Zille e Raul Fangueiro;

CMEMS – Centro de Microssistemas Eletromecânicos (2): Filipe Samuel Silva e Paulo Flores;

CTAC – Centro de Investigação em Território, Ambiente e Construção (1): Fernando Pacheco-Torgal;

IPC – Instituto de Polímeros e Compósitos (1): Júlio Viana.

Há uma semana, foi também publicada uma lista que representa 1% dos cientistas mais citados do mundo – “Highly Cited Researchers 2021”, da Clarivate Analytics e com dados da base Web of Science entre 2010 e 2020, incluindo dois investigadores da Escola de Engenharia, António Vicente e José Teixeira, do Centro de Engenharia Biológica, entre 6602 a nível mundial. No planeta há mais de sete milhões de cientistas.