Alumnus da Escola de Engenharia distinguido nos Prémios Arquitetura, Sustentabilidade e Inovação

A tese de doutoramento do Dr. Jorge Fernandes (alumnus do Programa Doutoral em Engenharia Civil), orientada pelos Doutores Ricardo Mateus (EEUM) e Helena Gervásio (FCTUC) e intitulada “Modelling the life cycle performance of Portuguese vernacular buildings: assessment and contribution for sustainable construction”, foi agraciada com o prémio de melhor Dissertação, no âmbito dos Prémios Arquitetura, Sustentabilidade e Inovação, promovidos pelo Fundo Ambiental (FA) e Ordem dos Arquitetos (OA).

O Júri, constituído pelos arquitetos João Paulo Cardielos (Presidente do Júri, por nomeação conjunta FA e OA), Joana Mourão e Raul Moura (designados pela OA) deliberou atribuir o prémio ex aequo e uma menção honrosa entre as 19 propostas submetidas a concurso.

Os três arquitetos consideraram a exemplaridade dos três trabalhos, que distinguiram por unanimidade, considerando a relevância dos seus contributos para os objetivos enunciados pela OA e o FA.

Destacaram a abrangência e qualidade da tese de Doutoramento de Jorge Fernandes, documentando e avaliando sistemas técnico-construtivos conhecidos no âmbito do Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa (1955-1960), recomendando aos promotores a sua publicação em versão portuguesa. O júri elogiou o trabalho de Jorge Fernandes no detalhe e na avaliação dos sistemas técnico-construtivos da arquitetura regional portuguesa, focando ainda os valores da ecologia da construção.

Conheça todas as categorias e premiados em  https://arquitectos.pt/?no=2020497569,154