Alunos da EEUM recebem bolsa dos programas “Novos Talentos” da Fundação Calouste Gulbenkian

Gilberto Cunha, aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Física da EEUM, atualmente a desenvolver uma dissertação em “Quantum Bayesian reinforcement learning”, no HASLab INESC TEC-UMinho, foi distinguido com uma bolsa do programa Novos Talentos em Tecnologias Quânticas, da Fundação Calouste Gulbenkian. É já o quarto aluno deste curso da EEUMinho a receber esta distinção desde o início do programa no ano letivo 2017-18.

Para Gilberto Cunha, “é uma enorme honra ter sido selecionado para o Programa Novos Talentos em Tecnologias Quânticas de uma fundação tão prestigiada como a Gulbenkian. Se há algo melhor do que ter paixão numa área é ter o reconhecimento e oportunidade de aprender com pessoas experientes que partilham essa paixão. Esta nova etapa certamente reforçará o meu gosto e competência nas áreas de computação quântica e inteligência artificial, que certamente me ajudarão nas novas etapas que o futuro me reservar. Ter sido selecionado também serve para reforçar a excelência do ensino da Universidade do Minho, à qual devo muito pelo meu percurso académico e competências atuais.”

Também Mariana Lindo Carvalho, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica (Ramo de Informática Médica), recebeu uma bolsa do Programa Novos Talentos em Inteligência Artificial, tendo como tutor neste programa o docente Vítor Alves que refere que “ao longo das últimas edições continuamos a observar, com agrado, que alguns dos nossos melhores estudantes obterem esta bolsa é também uma forma de reconhecimento do ensino e da investigação em IA que é feita na Escola de Engenharia”.

Por sua vez, Mariana Carvalho menciona que “Um dos meus maiores sonhos sempre foi conseguir fazer/descobrir algo que fizesse a diferença na vida das pessoas, que salvasse vidas e/ou melhorasse a sua qualidade! E sem dúvida, a Inteligência Artificial é o caminho ideal para me ajudar a concretizar o meu desejo, porque, possibilita um leque interminável de opções para ajudar no tratamento/diagnóstico de doenças e a consequente melhoria da qualidade de vida! Por isso, quando tomei conhecimento desta oportunidade, achei que fazia todo o sentido inscrever-me. Penso que com o meu tutor e com a comunidade de bolseiros, vou aprender imenso sobre a Inteligência Artificial e que as atividades a realizar contribuirão para o meu crescimento profissional e pessoal!”

Parabéns Gilberto e Mariana!

Conheça todos os alunos vencedores das edições anteriores em https://www.engium.uminho.pt/alunos-da-eeum-reconhecidos-pela-fundacao-calouste-gulbenkian/