Manuel Mota distinguido com Medalha de Mérito Científico

Manuel Mota, Professor Emérito do Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho e Luís Valente de Oliveira, antigo Presidente do Conselho Geral da UMinho são duas das dez personalidades galardoadas com a Medalha de Mérito Científico 2023. Esta é uma distinção atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que pretende reconhecer personalidades que se destacaram e deram um excecional contributo para a ciência ou para a cultura científica em Portugal.

Manuel Mota, um dos pioneiros da biotecnologia em Portugal, detém uma distinta carreira como investigador, ao longo da qual foi recebendo prémios como a Bolsa Fulbright e o prémio “Estímulo à Ciência”, conferido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Recentemente foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia com o Prémio Carreira Júlio Maggiolly Novais. Foi ainda Vice-reitor da UMinho e diretor do Centro de Engenharia Biológica.

Luís Valente de Oliveira foi Professor Catedrático da Universidade do Porto. É licenciado e doutorado em Engenharia Civil, diplomado em Planeamento de Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies de Haia (Países Baixos) e master of Transportation Planning pelo Imperial College de Londres (Reino Unido). Exerceu ainda funções como ministro da Educação e Investigação Científica, do Planeamento e Administração do Território e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, entre o IV e o XV Governos Constitucionais.

Ana Paula Faria e Natália Barbosa com Prémio de Melhor Artigo Científico

Na mesma cerimónia, Ana Paula Faria e Natália Barbosa, investigadoras do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) da Escola de Economia e Gestão da UMinho, foram distinguidas com o Prémio de Melhor Artigo Científico. O galardão foi atribuído pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e do Mar e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao artigo “Science and productivity in European firms: How do regional innovation modes matter?”.

Fonte: GCI UMinho