Aluno da EEUM vence prémio na INNCYBER Innovation HUB

Henrique Faria, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da Escola de Engenharia da UMinho, venceu um prémio na Conferência Internacional “INNCYBER Innovation HUB”, com a sua dissertação de mestrado “Lightweight + Post-Quantum Cryptography”, orientada pelo Professor José Valença.

A cerimónia da 2ª edição do Prémio INNCYBER INNOVATION teve lugar a 26 de outubro, na Academia da Força Aérea e contou com a inscrição de 68 grupos, resultando num total de mais de 150 participantes incluindo estudantes (62) e professores supervisores (40) de 23 universidades em Portugal, Espanha e Brasil. A 2ª edição contou também com a participação de 49 investigadores de 26 centros de investigação de Portugal, Espanha, Brasil, Finlândia e EUA.

A cerimónia contou com intervenções do Brigadeiro-General Armando Barros (Diretor de Sistemas de Comunicação e Informação da Força Aérea) e do Professor Telmo Vieira (Sócio Diretor da Premivalor Consulting). Os dois vencedores da 2ª Edição do Prémio de Inovação INNCYBER foram Henrique Faria, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da Escola de Engenharia, orientado pelo professor José Valença com “Lightweight + Post-Quantum Cryptography” (Categoria Estudantes) e Nuno Mateus-Coelho com “POSMASWEB – Paranoid Operating System Methodology for Anonymous & Secure Web Browsing” (PhD e Categoria Investigadores).

O PRÉMIO INNCYBER Inovação está integrado no INNCYBER: DIGITAL TRANSFORMATION, CYBER & IOT Innovation HUB. Os projetos que estiveram a concurso deveriam centrar-se em áreas estratégicas de Transformação Digital, Cyber Defence, Cyber Resilience e Internet das Coisas (IoT).