Parceria UMinho-IMFAHE já envolveu 90 doutorandos e 75 professores/investigadores
Terminou a sexta edição do Projeto Mentoria Internacional UMinho/IMFAHE. Este ano, 20 estudantes de doutoramento e 14 professores e investigadores da Universidade do Minho, de diversas áreas, foram selecionados para integrar a Rede de Talento da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education (IMFAHE), da qual a Universidade do Minho é parceira.
Durante vários meses, os estudantes receberam aconselhamento personalizado de profissionais que trabalham em entidades de renome mundial, tais como Harvard, MIT e Google, acederam a programas, cursos e workshops exclusivos e integraram redes com profissionais de todo o mundo.
Ainda neste âmbito, os estudantes, os professores e os investigadores tiveram a oportunidade de trabalhar, em equipas internacionais, no desenvolvimento de projetos inovadores, tendo sete estudantes e cinco professores/investigadores da UMinho sido distinguidos no concurso de ideias “Nodal Award Shark Tank”.
O tema da Conferência anual promovida pela IMFAHE “The Great Impact of Global and Multidisciplinary Talent” marcou o evento de encerramento desta edição, que sinalizou a UMinho como a universidade mais distinguida, arrecadando um total de 10.470 dólares (9180 euros). O projeto “Scarce” foi dos mais destacados pelo júri. Focado na reciclagem inovadora de resíduos de construção, envolveu os estudantes Catarina Libório Cepeda e Ahmad Fathi, este último estudante de Doutoramento em Sustentabilidade do Ambiente Construído da Escola de Engenharia da UMinho.
Foram ainda distinguidos a doutoranda Catarina Gomes Coelho, da “EmpathAI” (app inteligente de apoio emocional), bem como os professores Ricardo Franco-Duarte e Raul Machado, da “AI4Microbes” (plataforma que usa inteligência artificial para prever e formular combinações microbianas personalizadas), Filipa Ferraz, do “FlowGuardian” (sistema habitacional resistente a inundações) e Jorge Cunha, do “Transparent Bites” (reforça a literacia mediática e governação na indústria alimentar).
Foram também entregues bolsas de excelência a Ahmad Fathi e Ana Raquel Dias para estagiarem respetivamente na Universidade McGill (Canadá) e na rede global Regions4 (Bélgica), com estadia e despesas pagas por um período de três meses.
Sobre a parceria UMinho-IMFAHE
A UMinho é, desde 2019, parceira da IMFAHE, uma organização internacional, sediada em Boston, que promove a ligação entre estudantes, professores, investigadores, profissionais e mentores internacionais, fomentando o crescimento académico e profissional a nível global, através de bolsas, formações e programas orientados para a inovação.
A presente iniciativa insere-se no Projeto Aliança de Pós-Graduação – Competências para o Futuro (Programa Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, com financiamento PRR/NextGenerationEU), no âmbito do programa “Desenvolvimento Global e Integração Profissional dos Estudantes”.