FSUMinho estreia-se na Formula Student e conquista 2º lugar

Decorreu, de 01 a 05 de agosto a competição Formula Student Portugal, no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco (PDMCB), uma infraestrutura única no país, integrando vários circuitos para a prática do desporto motorizado.

A Formula Student Portugal é um novo evento de Formula Student a decorrer em Portugal. O seu objetivo é estimular a comunidade FS em Portugal e tornar-se um evento estabelecido no calendário europeu.

Começou em 2022 com 9 equipas portuguesas reunidas num campus universitário em Lisboa, e em 2023 pretendeu crescer para um evento internacional, num local maior, recebendo 30 equipas para EV, CV (inc. Híbrido) e DV.

A FSUMinho participou pela primeira vez nesta prova que reuniu 8 países diferentes, 24 equipas, cerca de 100 membros de staff, e mais de 400 participantes, conquistando o 2º lugar geral da Prova. (Overall Class 2 – classe protótipo).

Como refere Francisco Forte, Team Leader da FSUMinho, “nesta prova foi avaliada a nossa capacidade de business, capacidade de engenharia e planeamento e ainda a nossa capacidade de orçamento e análise de custos. Área e skills essenciais que um engenheiro deve ter e desenvolver, caso decida destacar-se no mundo profissional e académico.”

E conclui “Após dois anos de muito trabalho, muitos erros e muito sacrifício os resultados chegaram. Segue-se agora um ano ainda mais intenso onde iremos proceder à manufatura do nosso carro, com o objetivo de competir internacionalmente no próximo verão.”

A Escola de Engenharia da UMinho felicita toda a equipa FSUMinho que muito honrou a nossa academia nesta competição.

Acerca da Formula Student: A Fórmula Student é a competição de engenharia educativa mais consagrada da Europa, que utiliza os desportos motorizados para inspirar os estudantes.

Conheça melhor a equipa da UMinho FSUMinho aqui