Engenharia Aeroespacial no Minho é o curso com média de acesso mais elevada

Engenharia Aeroespacial volta a ser o curso de ensino superior com média de entrada mais elevada, num grupo de 14 cursos em que só conseguiram lugar os alunos com uma média superior a 18 valores.

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho é o que tem a nota de acesso mais elevada, em que o último aluno a entrar tinha média de 18,86 valores (numa escala de zero a 20).

O curso de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, é o segundo com a nota mais elevada (18,68), seguindo-se o curso de Medicina do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, onde o caloiro com a nota mais baixa teve média de 18,68 valores.

Em 4.º lugar volta a surgir a Universidade do Porto, com o curso da Faculdade de Engenharia e Gestão Industrial (média de 18,55), seguindo-se mais um curso de Engenharia Aeroespacial, o da Universidade Aveiro, onde o último a entrar teve uma média de 18,52 valores.

A procura dos cursos da Universidade do Minho, à semelhança dos anos anteriores, foi bastante elevada como se pode concluir pelos dados partilhados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo sido preenchidas 97% das 2 967 vagas disponíveis na Instituição.

Analisando os resultados em detalhe, percebe-se que os últimos candidatos colocados em 10 ciclos de estudo da Universidade tiveram a classificação mais alta a nível nacional. Referimo-nos aos cursos de Administração Pública, Artes Visuais, Biologia e Geologia, Contabilidade, Design de Produto, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Química e Biológica, Estudos Culturais, Marketing, Optometria e Ciências da Visão.

Salienta-se ainda que nove ciclos de estudo da UMinho tiveram classificação mínima de entrada igual ou superior a 17 valores. O curso em que o último colocado teve classificação mais elevada foi o de Engenharia Aeroespacial (188,6), seguido dos cursos de Medicina (182,8), Direito (177,4), Engenharia e Gestão Industrial (173,8), Direito regime pós-laboral (173,2), Marketing (172,2), Gestão (171,8) e Psicologia e Engenharia Biomédica (171,2). De notar que 22 licenciaturas da Instituição tiveram uma classificação igual ou superior a 16 valores.

Para o ano letivo 2023/24, a UMinho apresentou a concurso um total de 3 013 vagas, distribuídas pelo concurso nacional de acesso e pelo concurso local (este último referente à Licenciatura em Música, com 46 vagas). No Concurso Nacional, a UMinho alargou as suas vagas, admitindo agora mais 25 estudantes relativamente ao ano anterior (de 2 942 em 2022/23 para 2 967 em 2023/24). Neste quadro, os resultados mostram ainda que 3 954 jovens concorreram à UMinho em primeira opção.