Estudante da EEUM procura apoio para expedição solidária a Marrocos em 2021

UniRaidManuel Galvão, estudante de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e Tiago Fernandes, do curso de Engenharia Física da Universidade de Aveiro (UA) querem atravessar a cordilheira do Atlas e o deserto do Saara, em Marrocos, integrados na UNIRAID 2021, uma prova automóvel para estudantes universitários cuja edição se realiza de 13 a 21 de fevereiro de 2021.

Com um espírito aventureiro e de coragem, mas também de solidariedade, os jovens estudantes conheceram o projeto UNIRAID através de um canal de Youtube de divulgação de projetos automóveis. “Desde aí fiquei extremamente desperto para o evento, pois juntava a minha paixão pelos carros e aventura com a possibilidade de ajudar quem mais necessita, tornando-se num excelente dois em um”, aponta Tiago Fernandes.

Apesar de já algum tempo alimentar o sonho se participar na prova, “tinha algum medo de não estar ao nível do que é necessário para preparar uma iniciativa destas”. Mas ganhou coragem e decidiu, no início deste ano, desafiar o colega Manuel Galvão, estudante da EEUM. “Para sorte a minha ele ficou tão interessado quanto eu e decidimos então começar a pensar no projeto”, congratula-se.

A equipa da dupla aventureira chama-se “Os trinca-espinhas” porque ambos se consideram “uns trinca-espinhas”. Para além da aventura, querem levar com eles um pouco de solidariedade ao povo marroquino. Com eles querem levar para distribuir, entre outros bens, material escolar.

Tendo também em atenção a situação atual de pandemia que se vive neste momento a dupla quer levar também para doar material relacionado com a proteção pessoal à base de máscaras, gel desinfetante e viseiras. “Ainda estamos a estudar que material poderá ser mais útil àquelas populações. O objetivo será levar pelo menos 40 quilos de material solidário, mas se o espaço no carro nos permitir tentaremos levar o máximo possível”, aponta Tiago Fernandes.

Os preparativos estão ainda muito no início pois a situação do COVID-19 fez atrasar alguns planos, mas querem durante as próximas férias de verão agarrar-se com força ao projeto.

“Apesar de a nossa equipa já ter adquirido um carro, como forma de impulsionar o projeto, estamos a pensar tentar receber um carro patrocinado. Estivemos recentemente em conversa com membros de edições anteriores e os mesmos garantiram-nos que não seria difícil receber um carro patrocinado. Desta forma, o carro a levar ainda não está definido”, conta.

Mas como ainda não começaram a trabalhar diretamente no carro, e apesar de já terem um patrocinador que lhes vai dar a primeira mão de obra, dizem que ainda estão a tempo de mudar de carro.

Agora o tempo dos dois é de se prepararem o melhor possível para os exames académicos. Depois o tempo será o de preparar o melhor possível aquela que será, provavelmente, uma viagem inesquecível para os dois enormes ‘trinca-espinhas’.

Instagram: https://www.instagram.com/trinca.espinhas.uniraid/

E-mail: trinca.espinhas.uniraid@gmail.com

Notícia original no Portal UA.PT

Mais info acerca deste projecto em https://www.uniraid.org/pt/inscripcion/