EXPOBIOTEC 2019 – Feira de Biotecnologia na EEUM

De 21 a 23 de maio teve lugar no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, a EXPOBIOTEC 2019, o maior evento nacional do setor da biotecnologia.

O 1º dia foi dedicado a cerca de 500 alunos do ensino secundário, que tiveram oportunidade de conhecer os laboratórios do CEB bem como realizar algumas experiências, ficando ainda a compreender melhor a profissão de Engenheiro Biológico do Futuro.

No 2º dia foi possível assistir a várias Flash Presentations de associações empresariais, clusters e ordens profissionais, entre as quais, da ANJE, BLC3, Health Cluster, Ordem dos Engenheiros, P-Bio e Portugal Foods. Os alunos do DEB tiveram, também, momentos de interação com várias empresas, como as Águas do Norte, AEnergy, Brasmar, Campicarn, CIN, VentilAQUA, e XPECTRALTEK, entre outras, em “speed-meetings’”, que decorreram da parte da manhã e da tarde. Do programa deste 2º dia que culminou com um Verde de Honra, constou ainda a apresentação da Bio TecNorte: “Biotecnologia para o desenvolvimento sustentado da bioeconomia do Norte de Portugal”.

O 3º e último dia começou com o Workshop de Manuel Firmino que trouxe vários conselhos sobre como “Saber estar numa entrevista”, ao qual se seguiram vários outros workshops, em áreas bastante diversificadas, de empresas/associações como a Merck, TecMinho, Bluepharma, e IBM Corporation, suscitando grande interesse e adesão por parte dos alunos.

O evento contou com a organização do Centro e do Departamento de Engenharia Biológica da EEUM, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e da Ordem dos Engenheiros.