Investigadoras da EEUM no livro “Mulheres na Ciência”

A agência nacional Ciência Viva apresentou no Dia Internacional da Mulher, a quarta edição do livro “Mulheres na Ciência”, que inclui mais 101 rostos da investigação no feminino.

Sete dos rostos são da Universidade do Minho, provenientes das Escolas de Psicologia, Medicina, Engenharia, Direito e do Instituto de Ciências Sociais. Em concreto, a psicolinguista Ana Paula Soares, a neurocientista Carina Soares-Cunha, a engenheira biológica Lígia Rodrigues, as engenheiras químicas Madalena Alves e Paula Varandas Ferreira, a jurista Sónia Moreira e a antropóloga Susana de Noronha.

Este livro é uma forma de homenagem às cientistas, que representam metade do total de investigadores em Portugal e cujo trabalho tem sido fulcral no progresso da ciência e da tecnologia das últimas décadas. Por outro lado, contribui para a afirmação do conhecimento, além de sensibilizar e inspirar a sociedade.

A publicação já teve volumes em 2016, 2019 e 2021, incluindo outras investigadoras da UMinho, como Alexandra Marques, Ana João Rodrigues, Ana Paula Marques, Anabela Carvalho, Carla Martins, Cláudia Pascoal, Diana Priscila Pires, Graça Simões de Carvalho, Helena Machado, Joana Cabral, Luísa Pinto, Manuela E. Gomes, Manuela Martins, Margarida Fernandes, Maria Assunção Flores, Maria Isabel Veiga, Maria Manuel Oliveira, Patrícia Jerónimo ou antigas alunas e ex-investigadoras desta academia, como Alexandra Silva, Eliana Souto, Isabel Ferreira, Isabel Rocha, Letícia Estevinho, Lilian Barros, Maria Inês Almeida, Rita Duarte e Sandrina Heleno.

FONTE: GCI UMinho