Investigadores da EEUM coautores de um artigo na Chemical Reviews

Os investigadores do Centro CMEMS da Escola de Engenharia da UMinho, coautores de um artigo de revisão na conceituada Revista Chemical Reviews.

Vanessa Cardoso, Margarida Fernandes e Vítor Correia, Investigadores Auxiliares do Centro CMEMS da Escola de Engenharia da UMinho são coautores de um artigo de revisão na prestigiada revista Chemical Reviews com Fator de Impacto de 62.1.

Este trabalho foi realizado em colaboração com os centros de Física, Química, CBMA, IPC, IB-S (UMinho) e BCMaterials (Bilbao), e envolveu ainda os investigadores Carlos M. Costa, Pedro Martins, Daniela Correia, Renato Gonçalves, Pedro Costa, Clarisse Ribeiro, Pedro Martins e o Professor Senentxu Lanceros-Méndez.

O artigo compila os últimos avanços na área de materiais inteligentes e multifuncionais baseados no polímero eletroativo poli(fluoreto de vinilideno)-PVDF. Do ponto de vista científico e tecnológico, o PVDF é conhecido pelas suas excelentes propriedades eletroativas, apresentando elevada resposta dielétrica, piezoelétrica, piroelétrica e ferroelétrica, além de exibir elevada resistência química, mecânica, térmica e â radiação. Ademais, pode ser processado em inúmeras fases (α, β, δ, γ e ε) e formas como filmes, membranas, fibras, micro/nanopartículas e com propriedades físico-químicas facilmente alteráveis e controláveis. Do ponto de vista tecnológica, a fase α é a termicamente mais estável enquanto a fase β apresenta as mais altas propriedades eletroativas. Todas estas propriedades tornam o PVDF e os seus derivados altamente interessantes para inúmeras aplicações.

Este artigo de revisão resume e discute todas as suas propriedades e técnicas de fabrico, juntamente com a sua adaptabilidade e implementação em áreas como sensores, atuadores, baterias, ambientais, microfluídica, engenharia de tecidos e aplicações antimicrobianas, finalizando com os desafios e tendências futuras deste material e áreas de aplicação.

O artigo pode ser acedido em formato Open Acess em: https://doi.org/10.1021/acs.chemrev.3c00196