fbpx

Apresentação “Inteligência Artificial (IA): inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas”

A Universidade do Minho, em Braga, recebeu a sessão pública de apresentação do Livro Branco “Inteligência Artificial (IA): inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas”. A iniciativa, organizada pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), contou com uma mesa-redonda que teve como intervenientes os especialistas José Manuel Machado (Diretor do Centro ALGORITMI da EEUM), Maria Goreti Marreiros e João L. Vilaça, moderados por Inês Godinho e Miguel Ricou.

O debate pretendeu dinamizar a reflexão e propor recomendações relevantes sobre esta tecnologia disruptiva em acelerado desenvolvimento. Como podemos garantir um uso justo, responsável e transparente da inteligência artificial em áreas tão importantes como a saúde e a investigação científica? O CNECV convidou, assim, a comunidade académica e todos os interessados a refletir sobre os desafios da inteligência artificial, procurando compreender de que forma nos podemos preparar para o impacto que esta realidade terá no nosso quotidiano.

A sessão de abertura esteve a cargo do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e da Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves. No encerramento, o comentário final foi proferido por Rui Nunes, Coordenador do Grupo de Trabalho IA no CNECV.