Investigadores da EEUM contribuem para reforço da segurança na mobilidade urbana

Investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab – EEUM) / INESC TEC participaram na criação de uma solução que visa melhorar a segurança da ferrovia através da validação, de forma automática, de redes de transporte desse tipo. A solução, desenvolvida no âmbito do projeto DigiLightRail e em parceria com a Efacec, está assente na definição de regras de sinalização e encravamento, tendo como objetivo final a redução de acidentes na mobilidade urbana causados por falhas nos sistemas de sinalização.

Concretamente, a solução EVEREST — Efacec Verification of Railway Networks Tool — tem por base uma ferramenta que, usando a metalinguagem railML como “língua franca”, conecta subsistemas de CAD para projeto de linhas ferroviárias com uma unidade de especificação das referidas regras, fazendo assim verificação formal de redes de caminhos de ferro de acordo com standards em vigor.

O envolvimento do HasLab INESC TEC deu-se sobretudo ao nível do desenvolvimento das ferramentas de automação, com especial foco na componente de validação por métodos formais.

José Nuno Oliveira, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, explica que, no quadro do projeto, ficou evidenciada “a relevância dos métodos formais que se investigam no INESC TEC no desenvolvimento de software de segurança-crítica, como é o caso da ferrovia”.

Através da solução EVEREST, será possível aumentar a correção dos projetos ferroviários e, consequentemente, reduzir o número de erros que transitam para a fase seguinte — a da sua aplicação e utilização no contexto prático. Por outro lado, a ferramenta desenvolvida permitirá uma leitura coerente da rede por parte dos engenheiros e dos designers, automatizando o fluxo de informação entre os diferentes pontos do sistema, com efeitos ao nível da produtividade das equipas.

Tornará igualmente possível um maior apoio para a definição das propriedades relevantes a serem verificadas e automatização deste processo, o que permitirá reduzir os esforços associados nestas atividades.

“A parceria com o INESC TEC, com quem a Efacec tem mantido uma relação estreita de vários anos, foi desenvolvida com muito sucesso permitindo trazer para o mundo industrial conhecimento teórico sólido, de forma a criar um grupo de trabalho com competências tecnológicas avançadas”, reflete José Mário Fonseca, gestor de tecnologia do projeto da Efacec.

O projeto decorreu no âmbito do Programa Portugal 2020, tendo como objetivo a concentração num único equipamento das várias funções que implicam a comunicação entre os veículos — como metro e comboio — e os sistemas na via. Algumas das soluções desenvolvidas neste âmbito estão já a ser aplicadas em território nacional, como é o caso da extensão da Linha Amarela e na nova Linha Rosa do Metro do Porto, mas também em diferentes geografias, nomeadamente em Itália, Espanha, Argélia, Reino Unido, Brasil ou Noruega

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e UMINHO.

FONTE: BIP