fbpx

Investigadores da EEUM participam no Greenfest

No fim de semana de 27 a 29 de setembro, a Universidade do Minho recebeu pela primeira vez o Greenfest, “o maior evento de sustentabilidade do país”. Foram três dias repletos de atividades para miúdos e graúdos, como conferências, workshops, showcookings, espetáculos, ecomarket, ações na natureza e sessões de bem-estar.

O programa teve entrada livre e epicentro no hall e nos auditórios B1/B2 do edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa pretendeu inspirar e educar sobre práticas sustentáveis, explorando-as nas suas múltiplas dimensões. Procurou também promover a consciência ambiental e o compromisso com um futuro mais verde e responsável. Entre os temas a abordar estão as alterações climáticas, a economia circular, a construção sustentável, o empreendedorismo, a vida saudável, a generosidade e a green culture.

Entre os participantes do primeiro dia estiveram os Pró-reitores Sandra Paiva, Miguel Bandeira, Teresa Ruão e Guilherme Pereira, os presidentes das Escolas de Engenharia e de Arquitetura, Arte e Design, respetivamente Pedro Arezes e Paulo Cruz, a diretora do Centro para a Valorização de Resíduos, Cândida Vilarinho, o diretor do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, e do adjunto para a Educação, Inovação e Coesão Social do Município de Braga, João Medeiros.

Juntaram-se ainda professores e investigadores como Teresa Heath, Rita Sousa (Escola de Economia e Gestão), Alessandra Silveira, Marta Santos Silva (Escola de Direito), Cláudia Pascoal (Escola de Ciências), Luís Dourado (Instituto de Educação), Paula Encarnação (Escola Superior de Enfermagem), Tiago Silva (Instituto 3B’s), Mariana Gonçalves (Escola de Psicologia), Pedro Morgado (Escola de Medicina), Ana Bessa de Carvalho (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas), António Marques, José Sena Cruz e Raúl Fangueiro (Escola de Engenharia).

O Greenfest Braga insere-se nas ações do Pacto Ecológico Europeu e tem o apoio de dezena e meia de entidades, nomeadamente o Ministério da Cultura, a Sociedade Ponto Verde, a REN, a RTP e o INL.

 

Mais informações: greenfest.pt/greenfest-braga