José Manuel Pereira Vieira e Paulo António Alves Pereira, professores catedráticos do departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, receberam no dia 31 de janeiro o título de Professor Emérito da Universidade do Minho.
José Vieira foi diretor do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) e do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, e foi pró-reitor e vice-reitor da Universidade do Minho. Foi o primeiro português a presidir a Federação Mundial de Associações Profissionais de Engenharia (WFEO). Presidiu ainda a Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia (FEANI), e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, tendo ainda feito parte do Conselho Nacional da Água (Ministério do Ambiente), do Conselho Superior de Obras Públicas e da assembleia-geral da Associação Internacional de Resíduos Sólidos, entre outros.
Paulo Pereira foi diretor do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) e do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia. Foi, também, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É especialista em Transportes e Vias de Comunicação, pela Ordem dos Engenheiros, desde 2001, membro da “Association Internationale Permanente des Congrès de la Route – World Road Association” (AIPCR), desde 1985, e membro nacional do Comité D2a “Surface Characteristics” da “World Road Association” (AIPCR). Foi coordenador da Sub-Comissão SC5 do Comité Técnico de Normalização CT129, e representante nacional no WG5 do CEN. Foi, ainda, Presidente da iSMARTi, international Society for Maintenance and Rehabilitation of Transport Infrastructures.
Conferido pela Universidade do Minho a seus professores já jubilados e aposentados, o título de Professor Emérito distingue os profissionais que se destacaram na sua área de atuação, pela relevância da sua contribuição, e que irão continuar a prestar à Universidade.
Estas distinções serão publicamente atribuídas com a entrega de diploma e medalha na cerimónia de comemoração do Dia da Universidade, a decorrer no dia 17 de fevereiro de 2024.