A 16ª edição do “Verão no Campus” decorreu de 22 a 26 de julho, em Braga e Guimarães. Este é um programa que pretende apoiar os participantes inscritos na escolha de um curso superior, aprofundando o conhecimento sobre áreas vocacionais e sobre a Universidade do Minho.
Nas salas de aula, nos laboratórios, nos nossos jardins ou nas ruas das duas cidades que acolhem a Universidade, 42 monitores – que são estudantes da UMinho – conduziram os visitantes entre atividades, essas realizadas por mais de 50 investigadores e professores da casa.
Mais de 350 jovens do 9º ano ao ensino secundário oriundos de várias regiões do país e de outros países, vieram “viver” na Universidade do Minho e nas cidades de Braga e Guimarães, envolvendo-se em 24 atividades científicas e lúdicas, 7 das quais organizadas pela Escola de Engenharia envolvendo vários dos departamentos, centros e interfaces da EEUM.
A EEUM recebeu este ano 120 alunos que se inscreveram nas seguintes atividades:
» “Engenharia no Futuro” que integrou visitas, atividades e palestras, organizadas pelas interfaces Fibrenamics, Centro de Computação Gráfica, pelos Departamentos de Engenharia Têxtil, Engenharia Eletrónica Industrial, e Sistemas de Informação, bem como os espaços Sítio.com e Espaço de Co-working do Grupo Casais (um dos patrocinadores do Verão no Campus). Esta atividade contou ainda com várias atividades de gestão de carreira, elaboração de CV e preparação de entrevista.
» “A Engenharia Química e Biológica: A Engenharia ao serviço da Sociedade” (DEB/CEB);
» “A cidade do futuro, já hoje!” (DEC);
» “Plásticos: os materiais do nosso futuro” (DEP/PIEP/CVR),
» “Computação sem Fronteiras” (DI/Haslab);
» “A Engenharia e Gestão Industrial: um passo em frente na sustentabilidade” (DPS e Algoritmi);
e “A Engenharia Mecânica: As Fronteiras da Inovação- Explorando Tecnologia e Ciência do Futuro” (DEM).
Na cerimónia de encerramento marcaram presença para além da Presidência da EEUM, alunos já graduados , que falaram da sua experiência e carreira, e a Ordem do Engenheiros Região Norte, representada pela Engenheira Teresa Braga Barbosa, Coordenadora Colégio de Engenharia Civil da OERN, que apresentou o II Encontro de Engenheiros Civis, evento que irá decorrer no Campus de Azurém, no dia 10 de outubro de 2024, convidando todos os futuros (e atuais) alunos de Engenharia a participarem nesta jornada intitulada “Somos Globais”.