fbpx

Melhor tese de doutoramento da UE 2024 na área da Metalurgia dos Pós é da EEUM

Bruno Miguel Pereira Guimarães, aluno recentemente doutorado pelo programa doutoral em Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, centro de investigação CMEMS – Center for Microelectromechanical Systems, venceu a prestigiada competição para a “Melhor tese de doutoramento da União Europeia de 2024 na área da Metalurgia dos Pós”, prémio atribuído pela EPMA-European Powder Metallurgy Association . A EPMA, criada em 1989, representa toda a indústria europeia de Metalurgia dos Pós.

A tese, supervisionada por Georgina Miranda, Cristina Fernandes (Palbit) e o docente da EEUM Filipe Samuel Silva, foi realizada em parceria com a empresa PALBIT S.A., intitulada “Multi-Functional WC-Co cutting tool – a Multi-Material Engineering Design” apresenta um novo conceito de ferramentas de corte, multi-material e multi-funcional, capazes de lerem a temperatura gerada na zona de corte da ferramenta, em tempo real, e, com esta, otimizarem automaticamente os parâmetros de maquinagem da máquina CNC, no sentido de darem origem a peças de maior qualidade e aumentarem a vida útil da ferramenta.

O processo de manufatura aditiva 3D multi-material, usado na manufatura da ferramenta, foi desenvolvido no âmbito do centro CMEMS, e corresponde a um desenvolvimento de manufatura aditiva levado a cabo por um dos projetos estratégicos do centro CMEMS, em que se pretende criar componentes tecnologicamente avançados, constituídos intrinsecamente por vários materiais com diferentes funções, incluindo sensóricas ou atuantes, dentro do mesmo componente, mimetizando os componentes biológicos encontrados na natureza.

Bruno Guimarães, após término do seu doutoramento, foi recrutado pela empresa Palbit S.A. fazendo parte da unidade de Investigação e Desenvolvimento de Produto como gestor de projeto de IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação.