Decorreu no Luso, de 1 a 4 de Outubro, a conferência “Optimization and Wildfire” organizada pela equipa do projecto O3F – “An Optimization Framework for Reducing Forest Fire” (financiado pela FCT, Investigador Responsável: Filipe Alvelos) no qual participam as Universidade do Minho, Aveiro e Lisboa.
A conferência teve 58 participantes de 14 países, 46 dos quais realizaram apresentações. Os temas abordados foram diversos, incluindo a gestão dos combustíveis e a optimização das tácticas de supressão.
A sessão de abertura contou com Tiago Oliveira, Presidente da AGIF – Agência para Gestão Integrada dos Fogos Rurais e com Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Os três oradores convidados, David Martell, da Universidade de Toronto, Yu Wei, da Universidade do Estado do Colorado, e José Borges, da Universidade de Lisboa, abordaram a perspectiva da Investigação Operacional na gestão do fogo, a importância da modelação espacial e da incerteza no apoio à tomada de decisão, e o papel do risco e da incerteza na gestão à escala territorial.
David Martell, uma das personalidades mais relevantes da área, referiu tratar-se de uma conferência única a nível mundial, de excelente qualidade e no tempo certo, dado tratar-se de um tópico emergente.